Web Designer precisa saber desenhar ou ilustrar?

Será que um web designer precisa saber desenhar ou fazer ilustrações? Como é o trabalho com web design? Quais softwares são utilizados? Tire suas dúvidas!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Quer trabalhar na área e está na dúvida se um web designer precisa saber desenhar, fazer ilustrações vetoriais ou até mesmo animações, por exemplo?

A resposta é: não precisa, mas é um diferencial que faz toda a… diferença. Vou falar um pouquinho mais sobre a profissão de web design (lembre-se: web design é a profissão, web designer é o profissional) e comentar sobre as vantagens de saber desenhar e as desvantagens se você não sabe.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

O que um Web Designer faz?

web designer precisa saber desenhar?

Um web designer desenha ou ilustra?

Um web designer realiza diversas tarefas – e algumas delas podem incluir códigos também, até porque é essencial que um web designer tenha noções básicas de CSS e HTML (caso contrário, ele fará layouts com estrutura ruim ou impossível de ser desenvolvida, por exemplo).

Já escrevi sobre as funções de um web designer aqui no blog. Confira nos links abaixo:

Web Designer precisa saber desenhar ou ilustrar?

Como disse no início do post, não precisa. Mas saber desenhar é um diferencial e tanto.

Eu até sei desenhar (tenho noções básicas – eu fazia “gibis” quando era criança e sempre comprava revistas com dicas para desenhos, nada demais), mas não é muito minha área – até porque meu foco maior é com front-end. Porém, sempre coloco esse conhecimento em prática: crio logos, patterns e ícones, por exemplo, e isso também me dá uma noção maior para trabalhar alguns layouts – meu trabalho sempre começa no papel, com rascunhos antes de wireframes.

Quando você se perguntar se um web designer precisa saber desenhar, tenha isso em mente: aprendizado a mais é oportunidade a mais. Você pode criar logos, patterns e ícones sem saber desenhar – basta ter tempo e paciência para procurar vetores prontos na internet, além de noções básicas de sofware e design para editá-los o suficiente para que eles se adaptem à identidade que você está criando (a não ser que você queira trabalhar na base do copia & cola, sem entregar algo “novo” para seus clientes). Mas saber desenhar te dá uma vantagem competitiva maior, além de facilitar boa parte do trabalho.

Para resumir, as principais vantagens são essas:

  • Mais criatividade: Se você sabe desenhar, vai conseguir fazer trabalhos mais criativos, além de poder criar mais.
  • Mais funções: Você não ficará focado em apenas um tipo de trabalho e poderá oferecer diversos tipos de serviços, como criação de mascotes, animações etc.
  • Mais oportunidades: Se você sabe mais, você tem mais a oferecer. Então, terá mais oportunidades. Simples!

E se você não sabe nada disso, não se preocupe: A maioria dos web designers não são desenhistas ou ilustradores, e cada um explora seu potencial seja lá qual ele for. O importante é que você saiba quais são suas limitações e invista no que você faz de melhor – e, é claro, em o que você quer fazer como profissional.

Conclusão

Um web designer precisa saber desenhar se ele quiser trabalhar com desenhos, ilustrações e afins e ter isso como um diferencial.

Para ser um web designer não é preciso saber desenhar, ilustrar, animar e coisas do tipo. É preciso saber design para web, conceitos como UI e UX e noções de front-end.

Minha dica é: foque em o que você gosta de fazer e em o que você sabe fazer, aprofunde seus conhecimentos com o que é obrigatório para ser um web designer e, aí sim, busque diferenciais realistas para você.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Web Designer precisa saber desenhar ou ilustrar?.

Comente!

Espaço reservado para comentários sobre o post. Se você deseja um orçamento, entre em contato.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também tenho uma agência digital, a ANDALE!, e sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.