5 dicas infalíveis para acelerar seu site

Se você está preocupado com a lentidão do seu site e com notas baixas no Google PageSpeed, Pingdom Website Speed Test ou GTMetrix, sua preocupação está correta. Velocidade é fator de indexação no Google. A seguir, veja minhas dicas para acelerar seu site.

1

Otimização de imagens

Cerca de 87% das auditorias que fiz para clientes tinham esse problema: imagens extremamente pesadas ou com extensão incorreta. Foto tem que ser JPG; ilustrações e elementos de layout têm que ser PNG ou SVG. E as imagens têm que ser otimizadas e redimensionadas para o tamanho certo antes de serem inseridas no site.

2

Redução (ou remoção) de scripts

Plugins, jQuery, Bootstrap, widgets... tudo isso pode pesar seu site se você não souber o que está fazendo. E o principal vilão, qual é? São os anúncios como Google AdSense e o campeão de lentidão Taboola. Só utilize o que for realmente necessário e adie o carregamento de o que não for imprescindível para o funcionamento do site.

3

Minificação do código

Atualmente o código-fonte da versão oficial do meu site está tão minificado que ocupa apenas uma linha. Com isso as páginas ficam mais leves e o navegador lê tudo mais rápido também. Juntar scripts e folhas de estilos, remover espaços e quebras de linhas, reduzir o tamanho do código... tudo ajuda!

4

Cache bem configurado

Um cache bem configurado faz com que seu site seja servido em HTML puro. Sem requisições ao banco de dados = carregamento mais rápido. CloudFlare é uma excelente opção, mas também é recomendável gerar cache no servidor. O cache passa a não funcionar quando você utiliza funções como scroll infinito ou área de login de usuários.

5

Hospedagem de verdade

Se você usa um host baratinho e/ou famosinho, tenho más notícias: não tem como acelerar seu site. A hospedagem contribui muito para o desempenho do seu site. É preciso estar tudo bem configurado e atualizado, coisa que hospedagens populares estão longe de fazer. Fora que seu site estará junto com centenas de outros sites no mesmo servidor. Isso causa lentidão e insegurança.

?

Essas dicas funcionam mesmo?

Se você tem alguma dúvida sobre a eficácia dessas dicas, dá uma olhada na minha nota no PageSpeed:

Escrito por Fabio Lobo Créditos das imagens: https://giphy.com/ https://tinypng.com/ https://www.flaticon.com/ https://www.globo.com/

É isso! Espero que você consiga seguir todas as dicas para acelerar seu site. Se quiser ler mais sobre o assunto, dá uma olhada nesses textos: