WordPress SEO: plugin Yoast SEO

Conheça o plugin Yoast SEO, antigo WordPress SEO, e deixe seu site mais otimizado! Confira algumas dicas e saiba como usar o plugin de SEO para WordPress.

Inicialmente conhecido como WordPress SEO, o Yoast SEO não demorou muito tempo para se tornar o melhor plugin de SEO para WordPress.

Sua configuração padrão já é o suficiente para melhorar bastante a otimização do seu blog, mas entender um pouco mais sobre os recursos desse plugin de SEO vai te ajudar ainda mais.

WordPress SEO: plugin Yoast SEO

wordpress seo - yoast seo
O melhor plugin de SEO para WordPress

O download do plugin pode ser feito através do diretório de plugins do WordPress, mas você pode instalar o plugin de SEO diretamente em seu WordPress. Em “Plugins” clique em “Adicionar novo” e busque por “Yoast SEO”. Depois, é só clicar em “Instalar”, e no final da instalação clique em “Ativar”. Pronto!

instalar plugin yoast seo
Yoast SEO: Instalar plugin

O plugin tem diversas configurações – boa parte do que vem como padrão você pode deixar como está, mas deverá editar outros recursos para tirar máximo proveito do plugin. Mais abaixo comentarei sobre isso – agora vou falar sobre a edição de conteúdo em si.

Otimize o SEO dos posts

Com o plugin instalado, quando você for criar ou editar algum post, logo abaixo da área de edição de conteúdo irá aparecer um box do WordPress SEO com algumas opções:

  • Otimização de conteúdo: Aqui é feito um diagnóstico do seu conteúdo. Em “Readabality” o plugin analisa como está a legibilidade do seu post (se as sentenças e os parágrafos estão muito longos, por exemplo). Na segunda aba (“Enter your focus keyword“), é feita a análise SEO do conteúdo.
  • Social: Edite o título, a descrição e a imagem que deverão aparecer quando um usuário compartilhar o post no Twitter e no Facebook.
  • Avançado: Edição de meta robots e URL Canônica.

O principal está na parte de otimização de conteúdo, na aba da focus keyword – ou “palavra-chave em foco“.

yoast seo post
Yoast SEO: análise do post

Detalhe: o plugin não tem uma tradução muito boa, mas é fácil de entender. Ao clicar em “Edit snippet” você pode alterar o título e a meta description do post, que são os textos que aparecem nos resultados das buscas.

yoast seo focus keyword
Yoast SEO: análise da focus keyword, a palavra-chave em foco

A partir de o que você definir em “focus keyword”, o plugin fará uma análise geral e dirá o que pode ser melhorado. Se tudo estiver verde, ótimo – seu SEO está bom! Mas não leve isso como regra: alguns pontos são apenas sugestões, e seguir tudo ao pé da letra não vai garantir que seu post fique em uma boa posição no Google. O importante, acima de tudo, é criar um conteúdo de qualidade e depois ver o que é possível melhorar em termos de SEO e legibilidade. Tenha isso em mente!

Tutorial do Yoast SEO

Acima expliquei a parte básica do plugin: como utilizar seus recursos para deixar seus posts otimizados.

Se você quiser um guia completo para aproveitar todas as funcionalidades do Yoast SEO, confira o tutorial do plugin feito pela própria empresa. Está em inglês, mas tem imagens e o entendimento é bem fácil.

SEO para WordPress

Uma coisa é certa: SEO vai muito além de um plugin. Primeiro que seu código deve estar muito bem feito e otimizado. Segundo que você pode utilizar outros plugins (ou fazer algumas modificações), além de um plugin de SEO como esse, para otimizar ainda mais seu blog (deixá-lo mais leve, minificar os códigos, reduzir o tamanho das imagens etc). Além disso, uma estratégia de divulgação / link building pode fazer toda a diferença. Por fim, a hospedagem também faz toda a diferença, porque ela também deve estar bem configurada e ter recursos específicos para ter a performance ideal.

Se você precisar de ajuda em SEO para WordPress, vamos trocar umas ideias. Fale comigo!

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Quero um orçamento

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Como melhorar o SEO de seu site visando subir nas buscas

Quer saber como otimizar ainda mais seu site? Saiba como é feito um trabalho de SEO e siga os passos para ter um site melhor indexado.

O que é versão AMP de um site?

AMP Project promete deixar a internet mobile mais rápida. Saiba mais sobre essa tecnologia do Google e como implementar a versão AMP em seu site!

Como deixar imagens menores e mais leves

Precisando deixar imagens mais leves para ocupar menos espaço e aumentar a velocidade de carregamento? Saiba como otimizar imagens sem perder qualidade!

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento