WordPress SEO: plugin Yoast SEO

Conheça o plugin Yoast SEO, antigo WordPress SEO, e deixe seu site mais otimizado! Confira algumas dicas e saiba como usar o plugin de SEO para WordPress.

Inicialmente conhecido como WordPress SEO, o Yoast SEO não demorou muito tempo para se tornar o melhor plugin de SEO para WordPress.

Sua configuração padrão já é o suficiente para melhorar bastante a otimização do seu blog, mas entender um pouco mais sobre os recursos desse plugin de SEO vai te ajudar ainda mais.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

WordPress SEO: plugin Yoast SEO

wordpress seo - yoast seo

O melhor plugin de SEO para WordPress

O download do plugin pode ser feito através do diretório de plugins do WordPress, mas você pode instalar o plugin de SEO diretamente em seu WordPress. Em “Plugins” clique em “Adicionar novo” e busque por “Yoast SEO”. Depois, é só clicar em “Instalar”, e no final da instalação clique em “Ativar”. Pronto!

instalar plugin yoast seo

Yoast SEO: Instalar plugin

O plugin tem diversas configurações – boa parte do que vem como padrão você pode deixar como está, mas deverá editar outros recursos para tirar máximo proveito do plugin. Mais abaixo comentarei sobre isso – agora vou falar sobre a edição de conteúdo em si.

Otimize o SEO dos posts

Com o plugin instalado, quando você for criar ou editar algum post, logo abaixo da área de edição de conteúdo irá aparecer um box do WordPress SEO com algumas opções:

  • Otimização de conteúdo: Aqui é feito um diagnóstico do seu conteúdo. Em “Readabality” o plugin analisa como está a legibilidade do seu post (se as sentenças e os parágrafos estão muito longos, por exemplo). Na segunda aba (“Enter your focus keyword“), é feita a análise SEO do conteúdo.
  • Social: Edite o título, a descrição e a imagem que deverão aparecer quando um usuário compartilhar o post no Twitter e no Facebook.
  • Avançado: Edição de meta robots e URL Canônica.

O principal está na parte de otimização de conteúdo, na aba da focus keyword – ou “palavra-chave em foco“.

yoast seo post

Yoast SEO: análise do post

Detalhe: o plugin não tem uma tradução muito boa, mas é fácil de entender. Ao clicar em “Edit snippet” você pode alterar o título e a meta description do post, que são os textos que aparecem nos resultados das buscas.

yoast seo focus keyword

Yoast SEO: análise da focus keyword, a palavra-chave em foco

A partir de o que você definir em “focus keyword”, o plugin fará uma análise geral e dirá o que pode ser melhorado. Se tudo estiver verde, ótimo – seu SEO está bom! Mas não leve isso como regra: alguns pontos são apenas sugestões, e seguir tudo ao pé da letra não vai garantir que seu post fique em uma boa posição no Google. O importante, acima de tudo, é criar um conteúdo de qualidade e depois ver o que é possível melhorar em termos de SEO e legibilidade. Tenha isso em mente!

Tutorial do Yoast SEO

Acima expliquei a parte básica do plugin: como utilizar seus recursos para deixar seus posts otimizados.

Se você quiser um guia completo para aproveitar todas as funcionalidades do Yoast SEO, confira o tutorial do plugin feito pela própria empresa. Está em inglês, mas tem imagens e o entendimento é bem fácil.

SEO para WordPress

Uma coisa é certa: SEO vai muito além de um plugin. Primeiro que seu código deve estar muito bem feito e otimizado. Segundo que você pode utilizar outros plugins (ou fazer algumas modificações), além de um plugin de SEO como esse, para otimizar ainda mais seu blog (deixá-lo mais leve, minificar os códigos, reduzir o tamanho das imagens etc). Além disso, uma estratégia de divulgação / link building pode fazer toda a diferença. Por fim, a hospedagem também faz toda a diferença, porque ela também deve estar bem configurada e ter recursos específicos para ter a performance ideal.

Se você precisar de ajuda em SEO para WordPress, vamos trocar umas ideias. Fale comigo!