WordPress vale a pena?

Bastante! Quer saber por quê? Veja alguns exemplos, dicas e sugestões para conhecer mais sobre o WordPress e tirar sua dúvida: WordPress vale a pena?

Essa é uma pergunta bem comum, ainda mais hoje em dia: Com tantas opções por aí, WordPress vale a pena? Spoiler: Vale! Vou explicar por quê.

Ah, só pra constar: estamos falando do wordpress.org, que é o sistema instalado em uma hospedagem própria, e não o wordpress.com, que é um sistema fechado específico para blogs.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

O que é WordPress?

wordpress vale a pena

Saiba mais sobre o WordPress!

Pra algumas pessoas essa pergunta pode parecer meio absurda, mas atendo diversos tipos de público e muita gente ainda me pergunta isso. É normal não conhecer tudo, ainda mais se você não trabalha com internet. Inclusive, a intenção desse post é justamente dar explicações sobre o WP, independente de sua área e se você já o conhece ou não.

Um resumão sobre WordPress: ele é um sistema de gerenciamento de conteúdo que inicialmente foi feito para blogs, mas cresceu e começou a atender sites e hoje em dia até mesmo lojas virtuais, comunidades e muito mais. Ou seja, o WordPress fica “por trás” de um site – é o sistema usado para administrá-lo: Através dele o responsável pelo site realiza atualizações de conteúdo, cria novas seções, adiciona novas funcionalidades/ferramentas e muito mais.

Conforme comentei no início do post, há o wordpress.com, que é específico para blogs. Você pode ler mais sobre ele clicando no link.

Exemplos de sites em WordPress

Você está vendo um exemplo agora! Meu site foi totalmente construído em WordPress.

A maioria dos meus clientes e parceiros utilizam WP também, já que me especializei com a ferramenta ao longo dos anos. Veja alguns exemplos:

Quando usar WordPress?

Como disse, você pode ter um blog, um site, uma loja virtual… basicamente qualquer coisa com WordPress. Vamos a exemplos práticos.

Se você precisa de um blog com algumas ferramentas específicas (captura de email, galeria de fotos, anúncios etc) , ou simplesmente precisa de algo profissional e que vá além do comum/padrão oferecido em outros casos, WordPress vale a pena!

Se você quer um site totalmente personalizado, com recursos feitos para sua empresa (cadastro de usuários, catálogos de produtos, formulários para orçamento etc) e possibilidade de atualizar todo o conteúdo quando quiser, WordPress vale a pena!

Agora, se você necessita de uma loja virtual completa, com funcionalidades profissionais (clube de assinaturas, cupons de desconto, pagamento online etc) e liberdade para alterar destaques e os produtos em si, WordPress vale a pena!

E tem mais: se você precisar de tudo isso junto e mais um pouco também é possível! Esses foram apenas exemplos. Há muitas maneiras de personalizar o WordPress, pois ele conta com vários plugins e possibilidades diretamente no código, caso você saiba PHP ou contrate alguém que saiba.

Quando não usar WordPress?

Sejamos francos: Nem sempre WordPress é a melhor opção. Também separei alguns exemplos práticos aqui.

Se você precisa de um blog básico, apenas para escrever e divulgar nas redes sociais, sem necessidade de alterar o visual e você também não pretende investir nem um centavo nisso, WordPress não vale a pena.

Se você quer um site com poucas páginas, contendo apenas textos, imagens e um formulário para contato, com visual simples que você mesmo pode dar uma mexida nas cores, por exemplo, WordPress não vale a pena.

Por fim, se você necessita de uma loja virtual com o básico do básico, apenas para vender seus produtos sem precisar investir muito em divulgação e/ou manutenção, WordPress não vale a pena.

O que todos os exemplos têm em comum é: investimento. O WordPress é grátis, mas precisa de uma hospedagem para funcionar (é um custo mensal) e de um domínio também (é um custo anual), e em ambos os casos os preços variam bastante. É possível ter isso gastando quase nada, e até mesmo o blog, site ou loja sem precisar investir, já que o WordPress também tem diversos templates prontos que podem ser facilmente instalados. Se você procura por algo mais barato (ou totalmente grátis), rápido e fácil de usar, aí é melhor procurar um construtor de sites, por exemplo.

WordPress vale a pena?

projeto com wordpress

Vale ou não vale? Vale, hein?!

Depois de tudo que disse acima, a resposta correta seria “depende do seu caso”, certo? Bom, eu já acho que independente do caso o WordPress é uma boa escolha.

Sim, dei exemplos em que o WP acaba não valendo a pena… mas é mais pela mentalidade do que pelo sistema em si. Se você quer algo profissional, vai precisar investir para isso e deixar de lado pensamentos como “quero o simples” e coisas do tipo – se é para colocar seu negócio na internet, que seja profissional e bem feito. Se você começar pensando pequeno, seu negócio vai ser pequeno.

Então, se você quer ter algo profissional (e, acredite, nem precisa investir muito pra isso): sim, WordPress vale a pena! E se quiser um orçamento, você pode falar comigo.