BRB: plugin WordPress para deixar seu site “em construção”

Veja como deixar seu site em modo de manutenção de maneira fácil com uma página simples utilizando esse plugin para WordPress.

Seu site ainda não está pronto mas o domínio está no ar recebendo acessos? O ideal, nesse caso, é configurar uma página que diga que seu site está em construção (ou em manutenção), deixando algum meio de contato disponível para seus visitantes.

Lido com esse tipo de demanda quase que semanalmente. Nem que seja por alguns minutos para atualizar um plugin ou alguma área de um site – sempre preciso, em algum momento, deixar o site em manutenção para prevenir que os visitantes vejam o site quebrado.

Então, pra facilitar, reuni as principais necessidades de cada cliente e criei um plugin para facilitar o processo: o BRB – Maintenance or Coming Soon.

ilustração do plugin brb

Be Right Back!

A premissa do BRB (sigla para Be Right Back, ou Volto Logo) é poder deixar o site desativado para os visitantes, mas visível para quem está logado no painel do WordPress.

Assim, quem está logado, vê o site normalmente (o que é útil quando é preciso fazer testes antes de lançar alguma versão); quem não está logado vê uma página de manutenção.

Minha principal inspiração foi o finado plugin Lock-Out, que era de longe o mais simples e leve. Como este não é atualizado há 11 anos (!!!), tive que buscar outra opção. Todas que encontrei têm opções demais ou não funcionam direito.

print de tela de configuração do plugin
As configurações do plugins são bem básicas!

Configurando a página em construção

Após instalar e ativar o plugin, basta clicar em Configurações > “Manutenção / Em Breve” no menu do WordPress.

Nessa página é possível adicionar um logo, um texto (que pode ser html), códigos no <head> e antes do </body> (útil se você precisa implementar alguma ferramenta, como captura de emails, ou até mesmo modificar o CSS na mão), além de editar cores e adicionar botões de redes sociais (e definir se os ícones devem ser arredondados ou quadrados).

Também é possível definir o nível de usuário que pode ver o site. Por exemplo, se você quer que apenas administradores vejam seu site, usuários abaixo desse nível, mesmo logados, verão apenas a página de manutenção.

Possíveis problemas

Alguns plugins, ferramentas e plataformas precisam que seu site esteja “online” para que tudo funcione.

Por exemplo, se você está aguardando uma aprovação do AdSense, ter uma página em manutenção “escondendo” seu site não irá ajudar – ou seja, você será reprovado.

Além disso, alguns plugins, como o Jetpack, fazem algumas conexões através de scripts em seu site. Se ele estiver em manutenção, isso pode falhar.

Então, se estiver tendo algum problema como os citados acima, desative o plugin temporariamente até fazer o que for preciso. Isso certamente será o suficiente pra ficar tudo ok.

exemplo de página de site em construção
Eis o exemplo de como uma página em manutenção fica.

Site em construção

Esse foi o primeiro plugin público para WordPress que fiz. Nesse exato momento outro está aguardando aprovação. Vem novidade aí!

Falando em construção e manutenção, se você caiu neste post porque procura ajuda nesse sentido, confira meu post sobre manutenção e suporte para WordPress e WooCommerce.


Você utiliza outros meios ou plugins para obter o mesmo resultado? Diga nos comentários!

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Quero um orçamento

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Como deixar imagens mais leves

Precisando deixar imagens mais leves para ocupar menos espaço e aumentar a velocidade de carregamento? Saiba como otimizar imagens sem perder qualidade!

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento