Dicas para você criar senhas seguras

Invasões são bem mais comuns do que você imagina. Saiba como criar senhas fortes e veja algumas dicas de segurança que certamente evitarão dores de cabeça.

Segurança na internet parece um assunto saturado que, ao mesmo tempo, deveria ser mais comentado. Afinal, estamos em 2019 e algumas pessoas ainda utilizam senhas como a própria data de nascimento até em contas bancárias e cartões de crédito. Senhas seguras parecem ser… raridade.

Eu trabalho com internet há mais de uma década e já vi todo tipo de senha — e todo tipo de problema que senhas ruins podem causar. De contas de redes sociais invadidas e alteradas até sites roubados. Sim, roubados!

E sabe o que é pior? Criar senhas seguras nem é difícil. Até mesmo senhas seguras que podem ser facilmente decoradas.

Duvida?

senha 123456
Olha que senha segura!

Como criar uma senha segura e decorá-la

É tão fácil que parece até meio bobo.

Antes de mais nada: esqueça senhas como N4ND1N!-!0 — apesar de terem uma mistura de letras, números e caracteres especiais, são fáceis de ser decifradas. A senha deve, acima de tudo, ter um amontoado de caracteres que não faça sentido algum.

Bom, pelo menos é o que a gente quer que os outros pensem. Exemplo: a senha 7AYBaBtU$100 significa algo pra você?

Vamos conversar.

Quantos álbuns de estúdio sua banda favorita lançou? Bom, o Queens of the Stone Age tem 7.

Sabe aquela frase marcante que não sai da sua cabeça? Por exemplo, a frase do jogo Zero Wing “All Your Bases are Belong to Us” é inesquecível se você viveu a época desse meme.

Por fim, quanto aquele seu amigo está te devendo mesmo? Tem uma pessoa que me deve R$ 100,00 de uma aposta antiga, mas não vou entrar em detalhes nesse post sobre o que eu fiz pra ganhar. Bom, só ganhei a aposta, porque o dinheiro…

Ué, mas por que eu estou falando isso do nada?! Fácil: Sua senha está aí no meio dessas 3 lembranças.

Pegando o número de álbuns, temos o número 7. As iniciais da frase, temos AYBaBtU. Por fim, R$ 100,00 que eu sei que nunca vou receber. Se eu fosse juntar isso tudo, teria a seguinte senha de 12 caracteres: 7AYBaBtU$100

4 números, 5 letras maiúsculas, 2 minúsculas e 1 caractere especial. Segundo o Password Check, essa senha levaria 4 séculos pra ser decifrada.

password check
Essa volta na lua é caminhando? Estão considerando a gravidade? São tantas dúvidas!

Bom, a dica é essa: pegue 3 coisas da sua memória e junte-as da maneira mais simples possível, sem embaralhá-las (o que dificultaria a memorização). Pronto, você terá uma senha segura e vai se lembrar dela.

Como criar uma senha segura com um clique

Em alguns casos você nem precisa lembrar qual é sua senha. Por exemplo, senhas de bancos de dados. Ou então você utiliza um gerenciador de senhas e não precisa se preocupar tanto em memorizar tudo. Então, uma senha forte gerada por um computador é o suficiente.

Recentemente desenvolvi um app pra isso, o K_Gasp4m.

K_Gasp4m
“K_Gasp4m” – isso é uma senha também? Hm…

Com apenas um clique você pode gerar uma senha de 12 caracteres com letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais.

Também limitei algumas coisas pensando na legibilidade, evitando senhas que podem confundir. Por exemplo, as letras l e I e o número 1 podem ser muito parecidos dependendo da fonte, então esses dois caracteres são descartados. Por fim, você pode alterar o número de caracteres e remover caracteres especiais.

Curiosidade sobre o nome: K_Gasp4m foi gerado utilizando uma ~variação~ da primeira ideia que passei acima. “[K] (_) [G]enerate [a] [s]trong [p]assword for(4) [m]e”. Sim, até o nome é uma senha.

nova senha wordpress
Opa, essa é fácil de decorar.

Por fim, no próprio WordPress há um gerador de senhas seguras, e ele também diz se a senha que você criou é segura ou não.

Dicas básicas de segurança

Só ter uma senha segura não é o suficiente.

Se possível, ative o login em duas etapas

O login de duas etapas, ou two factor authentication, garante uma segurança extra na hora de você fazer login.

Várias plataformas oferecem essa solução — do Facebook ao WordPress, como comentei nesse texto aqui. Seu próprio banco faz isso há anos.

Salve suas senhas em aplicativos confiáveis e esqueça-as à vontade!

Gerenciadores de senha como o LastPass e o 1Password são uma mão na roda não só para salvar senhas e reutilizá-las em todos os seus dispositivos sem precisar ficar digitando tudo de novo, mas também contribuem com a segurança.

Particularmente eu não uso nenhum no momento, então não saberia qual recomendar por preferência. Talvez um dia eu utilize o Keychain, da Apple.

Evite computadores públicos ou inseguros

Não adianta nada ter uma senha excelente se você for utilizá-la em dispositivos inseguros, como computadores públicos ou desatualizados, sem segurança (anti-vírus só faz o básico, tenha isso em mente).

A segurança começa por você. Utilize ambientes seguros e só acesse sites confiáveis. Um vírus no seu computador pode infectar seu site e vice-versa, então fique esperto!

E aí, qual é a sua senha?

Utilizar senhas fracas é basicamente responder essa minha pergunta nos comentários.

Sério, preocupe-se ao máximo com segurança. Qualquer esforço pode te evitar dores de cabeça gigantescas. Espero que minhas dicas tenham sido úteis pra você!

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Quero um orçamento

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

5 plugins de WordPress indispensáveis

Quais plugins de WordPress usar? Confira 5 dicas de plugins indispensáveis e deixe seu WordPress ainda melhor!

10 dicas básicas de segurança para WordPress

Segurança para WordPress é um assunto que não precisa ser tão complicado: veja dicas básicas e deixe seu WP seguro contra invasões, vírus, spammers etc!

Limpeza e reinstalação do WordPress: da faxina à remoção de vírus

Manter o WordPress e WooCommerce limpos é obrigatório! Se uma reinstalação for necessária, algo bem grave aconteceu (possível invasão ou remoção de vírus / trojan). Saiba mais sobre limpeza e reinstalação do WordPress!

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento