Temas WordPress para instalar em 2020

Veja os melhores temas WordPress do ano! Opções premium e gratuitas – saiba também como ter um template personalizado, feito "do zero", bem otimizado e rápido.

Por Fabio Lobo, atualizado em 20/06/2020. 2 pessoas falando sobre isso!

Se você quer ou já faz parte das mais de 60 milhões de pessoas que escolheram o WordPress para fazer um site, então também precisa escolher o melhor entre os temas WordPress.

De acordo com o próprio sistema, 35% de todos os sites utilizam esse sistema de gerenciamento de conteúdo, desde blogs até os maiores sites de notícias. 

No entanto, nem todas as pessoas possuem verba para um serviço personalizado. Em casos assim, sugiro os templates prontos, que são modelos de sites com tudo incluso para você cadastrar seu conteúdo.

Opção boa, profissional e barata (existem temas gratuitos!), um template pode ser uma solução provisória ou permanente para o seu negócio, seja ele um blog, site ou loja virtual (que, nesse caso, utiliza WooCommerce).

Se quiser saber mais sobre temas para WordPress e WooCommerce, continue lendo este texto. Você vai saber:

  • Como escolher um tema de acordo com o que você precisa;
  • Vantagens e desvantagens de usar um template pronto;
  • Onde baixar temas para instalar em seu WordPress;
  • Quais cuidados tomar ao baixar um template;
  • Respostas para diversas dúvidas sobre o assunto.

Vamos em frente?!

arte: desktop, tablet e smartphone com um template aberto

Como escolher o tema ideal

  1. Procure exatamente o que você precisa, sem tirar nem por: escolha um tema que atenda perfeitamente aos seus desejos e expectativas com o site. Isso porque, fazer alterações em um tema WordPress pronto pode comprometer atualizações de segurança, suporte, correções de bugs e trazer outros problemas de funcionamento;
  2. Escolha uma versão atual, com atualizações constantes e atividade do suporte: em meio a tantas opções, você deve prestar atenção a aspectos técnicos. Então, procure saber se o tema foi atualizado nos últimos 6 meses, no mínimo. Além disso, atente-se para o comportamento do desenvolvedor. Nesse último caso, veja se ele ainda responde as dúvidas no fórum e oferece suporte técnico;
  3. Avalie a quantidade de downloads x avaliações: se a opção escolhida é popular e está bem avaliada pelos usuários, então vale a pena investir nessa alternativa;
  4. Confirme se o site é confiável: outra dica para escolher o tema WordPress é saber onde baixar os templates de forma segura, uma vez que existem diversos sites que oferecem temas grátis, mas que não são confiáveis. Portanto, a melhor opção de busca é o próprio WordPress;
  5. Na dúvida, consulte um programador WordPress: se você não encontrar o que precisa, talvez seja o caso de contratar o desenvolvimento de um tema personalizado, ou seja, feito para você.

Por que usar um tema pronto para WordPress?

Se você investir em um template para WordPress agora, além de economizar dinheiro, vai ter seu site na internet em poucos dias de forma profissional. 

Mas como nem tudo são flores, seu site pode estar exposto a alguns problemas, como falta de suporte técnico e de autenticidade. 

Diante desse dilema, separei prós e contras sobre usar um tema pronto. Compare as listas a seguir e avalie se vale a pena para seu negócio!

Pontos positivos

  • É uma opção de baixo custo;
  • É mais rápido que fazer um personalizado, do zero;
  • É mais profissional que utilizar um construtor de sites, como Wix;
  • Pode ser facilmente customizado sem a necessidade de saber mexer em códigos.

Pontos negativos 

  • Seu site certamente vai ficar pesado e lento. E sem uma análise precisa das funcionalidades, o template pode até mesmo deixar o site offline caso consuma muito os recursos da hospedagem;
  • Como os temas estão disponíveis para outras pessoas, o seu site corre o risco de ter o mesmo visual de outros sites;
  • No caso dos gratuitos, você fica sem suporte;
  • Em alguns casos, você fica preso a plugins também pagos, e precisará renovar a assinatura todo ano ou a cada seis meses. 

Temas para WordPress para usar em 2020

Separei alguns templates depois de uma pesquisa pelos segmentos mais populares. Busquei pelos melhores para diferentes nichos: são quase 100 opções!

Todas os temas dessa lista têm design responsivo, algo obrigatório nos dias de hoje.

Para facilitar, agrupei tudo por categorias e subcategorias, assim a lista fica mais organizada e você poderá encontrar facilmente o que precisa. Confira!

Temas para sites

Se você procura um template para sua empresa ou clínica, para apresentação profissional ou venda de serviços e produtos, ou simplesmente para trabalhar com conteúdo na internet, essa lista é para você!

Site institucional

printscreen do tema consultox

Consultox é um tema perfeito para negócios financeiros e de consultoria. Com um design moderno, ele se adapta aos principais dispositivos portáteis. Além disso, traz galeria, blog, depoimento, equipe e página de compromissos como alguns de seus recursos.

Outras opções:

  • Avante: além de completo para empresas, esse tema tem nove variações de homepages;
  • Consultio: ainda na área de consultoria e negócios, esse tema surge como uma versão que suporta perfeitamente a otimização SEO e apresenta serviço de suporte;
  • Bizix: esta última indicação também oferece suporte ao cliente, além de disponibilizar três versões para a home.

Produtos e serviços

printscreen do tema uptime

Última atualização há menos de seis meses, 5 estrelas de classificação e mais de 500 vendas. Tudo isso faz do Uptime uma boa opção para seu negócio online. Isso sem falar das infinitas possibilidades de layout e o design otimizado para SEO.

Outros:

  • ReEstate: feito especialmente para promotores, corretores e agentes imobiliários;
  • iDlike: um dos pontos fortes desse tema para WordPress foi o desenvolvimento de calculadora on-line personalizável à sua necessidade;
  • Rentit: desenvolvido especialmente para serviços de transporte, esse template possui o processo de reserva de carro integrado ao Woocommerce.

Portal de conteúdo

printscreen do tema newspaper

Já quem deseja ter um blog, site de notícias, revista online etc, pode encontrar um ótimo aliado no Newspaper. Simples, fácil de usar e atualizado com as melhores práticas de SEO, ele é perfeito para esses nichos. 

Outros:   

  • Zox News: além de ter as atribuições necessárias para um site de notícias, esse template também está pronto para Woocommerce;
  • Sahifa: esse tema conta com um carregamento rápido e um design moderno e fácil de usar;
  • Newsmag: trabalha com as melhores práticas de SEO, é simples e ainda suporta Google AdSense. 

Clínicas e consultórios

printscreen do tema phami

Ao escolher o Phami, você tem a oportunidade de definir como vai ser sua home de acordo com os mais de 10 modelos disponíveis. Além disso, o tema permite customizar seu site de forma fácil. 

Outros:

  • Medigroup: esse template conta com uma funcionalidade prática de reserva, permitindo aos usuários agendar consultas através do site;
  • Medilink: além de uma página para agendamento, esse tema também disponibiliza uma tabela de horários dos médicos;
  • Medinov: pronto para WooCommerce, o Medinov conta com nove layouts para a página inicial e três para a loja.

Apresentação profissional

printscreen do tema shiftcv

Chamado de currículo contemporâneo, o ShiftCV é uma forma moderna e refinada de apresentar seu currículo. Além disso, ainda tem espaço para um blog pessoal.

Outros:

  • Resume: o design criativo das páginas é um dos pontos mais fortes dessa opção;
  • Bolby: o layout é atrativo e divertido, enquanto que o template se apresenta flexível e de multiuso;
  • One Page Pro: um tema totalmente moderno, otimizado com SEO e com o WooCommerce totalmente suportado.

Temas para blogs

Há anos blogs deixaram de ser um diário pessoal e transformaram-se em uma máquina de fazer dinheiro. Aqui você vai encontrar temas de blogs para influencers, empresas, notícias, entretenimento em geral (podcast, blogs interativos com cadastro de leitores, receitas etc) e, como não poderia deixar de faltar, otimizados para AdSense e afiliados.

Pessoal / Influencer

printscreen do tema overflow

Uma das melhores opções para esse formato de conteúdo online é o Overflow. Ele possui nove versões e você pode transitar entre elas sem afetar seu conteúdo. Isso sem contar na agilidade de navegação que o tema possui. 

Outros:

  • Johannes: um ponto super positivo desse estilo é sua compatibilidade com a General Data Protection Regulation (GDPR), lei europeia de proteção de dados;
  • Malina: já esse modelo é um dos mais baratos de nossa lista;
  • Trawell: por fim, uma opção especialmente feita para os blogueiros de viagens.

Corporativo

printscreen do tema magine

Com um design limpo e moderno, o Magine se torna uma excelente opção para abrigar seu blog de negócio. Entre os pontos positivos está a integração perfeita com o Gutenberg e o  WooCommerce.

Outros:

  • Mediso: para facilitar a construção das páginas, esse modelo vem com um Page Builder próprio;
  • Yolox: essa opção tem carregamento rápido e também possui um design moderno;
  • Maxify: mais de 10 layouts de home para você escolher aquele que melhor combina com seu conteúdo.

Para monetização

printscreen do tema osnic

Usando o Osnic, você conta com três tipos de anúncios personalizados. São eles: código HTML (como AdSense, Taboola etc), anúncios de link de imagem (banners de imagem) e anúncios de slider (banners rotativos). Com esse time, você consegue ter praticamente todos os tipos de anúncios.

Outros:

  • Admania: outro modelo desenvolvido exclusivamente para aumentar os ganhos com anúncios, pois promete ampliar a taxa de cliques;
  • Couponis: próprio para um sistema de cupons, onde os visitantes podem ter acesso e compartilhar esses dados;
  • RedMag: uma boa escolha para sites de entretenimento que usam anúncios do Google AdSense.

Notícias

printscreen do tema magplus

O MagPlus é um queridinho para um blog de notícias, com mais de 3 mil vendas. O sucesso não é à toa, uma vez que ele possui um layout elegante, é rápido e está otimizado para SEO.

Outros:

  • Writing: aqui, o mais importante mesmo é a matéria, por isso o design é limpo, minimalista e clássico;
  • ChainPress: com esse template você consegue executar campanhas de financiamento coletivo, aceitar doações e gerenciar doadores;
  • The Voux: esse tema é apropriado para uma revista, pois tem um layout elegante, profissional e leve.

Entretenimento

printscreen do tema bimber

Quer criar um site viral e interativo? Então o Bimber pode te ajudar! Esse tema permite que tanto editores quanto visitantes do site criem questionários, pesquisas, listas, memes e outros conteúdos virais.

Outros:

  • Wpcast: escolha ideal para apresentar de forma profissional seu site de podcast;
  • TinySalt: já para quem ama culinária e trabalha com esse segmento, a dica é apostar nesse template que auxilia na criação e gerenciamento de receitas;
  • JNews: de todas as opções, esse é o que mais se preocupa com o desempenho de SEO, pois já vem com dados estruturados com JSON-LD que é recomendado pelo Google para melhorar os resultados das buscas.

Temas para portfolio

Foi-se o tempo em que as melhores opções para um portfolio online eram ferramentas como Carbonmade ou Behance. Com o WordPress, é possível ter um portfolio profissional, seja para agências ou freelancers.

Design e ilustração

printscreen do tema infi

Quanto maior a variedade de temas para apresentar seu portfólio, melhor. Concorda? Pois bem, o tema Infi oferece múltiplas possibilidades para você construir um site que converse melhor com sua linha criativa. São 18 tipos de portfólios totalmente editáveis com diferentes estilos e recursos. 

Outros:

  • Sekko: o layout desse tema aposta em uma comunicação bastante limpa e sofisticada, ideal para quem necessita de uma linguagem direta e profissional;
  • UltraViolette: esse belíssimo tema, além de bastante elegante e criativo, tem com uma das principais características a facilidade de edição de suas possibilidades;
  • Marée: perfeito para ilustradores, a ferramenta traz em seu layout a possibilidade de implementar seus trabalhos à própria estrutura funcional do site.

Fotografia e Vídeo

printscreen do tema novo

Você prefere uma versão light ou dark? Independentemente da sua escolha, o Novo vai te servir muito bem. Aqui, além do layout minimalista e ousado, as fotos são as principais atrações em todas as páginas.

Outros:

  • Clean Photo: adquirindo esse tema, você tem seis meses de suporte e um site totalmente personalizável;
  • Odry: além da galeria de fotos, esse template ainda possui um blog com um layout padrão;
  • Almera: minimalista e altamente personalizado são as características mais marcantes dessa opção.

Arquitetura e decoração

printscreen do tema bauhaus

Assim como no caso da fotografia, a arquitetura também precisa de um site que valorize as imagens. E é exatamente isso que o Bauhaus faz com seu estilo elegante, minimalista e simples.

Outros:   

  • Barch: que tal ter um portfólio e um blog juntos? Com esse template você consegue unir perfeitamente essas duas estruturas;
  • Aschitekt: já se a ideia é incluir um sistema de comércio eletrônico, essa é uma opção viável;
  • Ollis: esse tema também traz uma loja online WooCommerce, blog e uma série de outras páginas necessárias para um negócio de arquitetura.

Agências

printscreen do tema manon

Mais de 30 layouts de portfólio estão disponíveis para quem comprar o Manon, um tema moderno de portfólio e agência. Além de expor os trabalhos, também é possível utilizá-lo como blog e loja.

Outros:

  • Avoc: rápido de instalar e fácil de usar, esse tema torna-se uma excelente forma minimalista de mostrar os seus projetos;
  • Ohio: com atualizações regulares e um suporte de 5 estrelas, Ohio é perfeito para você que está começando a divulgar os trabalhos na internet;
  • Forzo: agora, se você deseja um site sofisticado, com animações incríveis e fácil de usar, essa é a melhor opção.

Freelancers

printscreen do tema quanzo

Você, um profissional de design, arquitetura, jornalismo, cinema etc, precisa de um site para apresentar seu portfólio e currículo. Nesse caso, o Quanzo pode se adaptar às suas necessidades de apresentação, criando um layout propício para qualquer área de atuação.

Outros:

  • Selfer: possui um fundo escuro, tornando o layout bem diferente dos demais;
  • Helion: com esse tema você pode mostrar sua experiência profissional, realizações, habilidades e ainda expor alguns depoimentos de clientes;
  • Itonga: por ser automatizado, ele facilita seu trabalho. Portanto, vai organizar automaticamente suas postagens e upload de imagens em sliders e apresentações.

Temas para comércio eletrônico

Não selecionei temas apenas lojas virtuais, mas para outros tipos produtos e serviços online como cursos, classificados, diretórios, clube de assinatura e landing pages.

Educação

printscreen do tema clevercourse

Desenvolvido para criar e vender cursos, o Clever Course é um tema WordPress para Learning Management System (LMS). Para quem não sabe, essa tecnologia disponibiliza recursos para auxiliar no processo de aprendizagem.

Outros:

  • Turitor: o sistema de gerenciamento e aprendizagem desse tema permite a criação de currículos, questionários, horários de aulas e outras necessidades do seu site;
  • Course Builder: com mais de 20 mil clientes, essa opção é adequada para sites de cursos on-line ou para sites de escola e universidade;
  • Vultur: sem dúvidas uma das melhores opções na categoria, contando com o LMS e o SEO otimizado.

Classificados e diretórios

printscreen do tema adifier

Adifier oferece uma interface capaz de apresentar os classificados de forma clara e com a melhor opção de filtragem, tudo isso mantendo a velocidade do site. Na prática, esses aspectos facilitam a navegação do usuário.

Outros:

  • Jobify: esse é um tema bastante popular para criar uma comunidade de empregadores e quem busca por vagas de emprego;
  • Classima: seis modelos de home, integrado com WooCommerce e com opção de chat;
  • Classiera: para finalizar essa lista, um dos mais populares e mais recentes temas para WordPress, um site bem otimizado para SEO.

Landing page

printscreen do tema landkit

Landkit é ideal para criar uma página de destino capaz de canalizar campanhas de marketing. Você pode testar gratuitamente e, se aprovar, tem a liberdade de combinar as seções das diferentes versões disponíveis.

Outros:

  • Leadinjection: um dos recursos que se destaca nesse tipo de página é o leadModal, janela pop-up que surge em determinados momentos durante a visita do usuário no site;
  • vApp: excelente escolha para quem deseja promover um produto, pois é construído na estrutura de inicialização e processador SaaS;
  • Debutant: com essa opção, você tem uma página simples, divertida e altamente intuitiva.

Loja Virtual

printscreen do tema the retailer

Experimente o The Retailer e se não gostar de usar um dos temas mais populares do WooCommerce para WordPress, você pode pedir seu dinheiro e volta em até 30 dias.

Outros:

  • Shopkeeper: a ampla funcionalidade, o design simples e o catálogo de produtos são algumas de suas características;
  • Helion: ter o SEO otimizado, como nesse caso, é uma maneira de atrair mais público para seu e-commerce;
  • The Hanger: cores ilimitadas para plano de fundo, textos, links, ícones e mais uma série de ferramentas fazem desse site um comércio eletrônico que recebe bem seus visitantes e os deixam confortáveis.

Conteúdo para assinantes / Área de membros

printscreen do tema kickcube

Kickcube é um tema simples, mas muito funcional quando o assunto é dar aos usuários a capacidade de criar postagens. Com esse template, os visitantes podem criar, editar, visualizar e excluir postagens quando quiserem. 

Outros:

  • Cera: participar de diretórios de membros e grupos, criar um painel do usuário, usufruir do e-learning e ter conversas privadas são algumas vantagens ao usar esse tema;
  • Gwangi: assinaturas, anúncios e acesso a recursos pagos são formas de fazer dinheiro com esse template;
  • Thebox: essa última sugestão é perfeita para negócios de assinatura mensal, como e-commerce com clube de assinatura.

Atenção com temas premium baixados de graça

É importante ficar atento ao tipo de site que você está visitando em busca de um tema gratuito. Em alguns casos, o que está disponível para download são templates ou plugins pirateados. Instalá-los pode comprometer a segurança do seu WordPress.

Só para esclarecer: um tema pirata é um template premium (que só pode ser adquirido mediante pagamento) que você encontra para download grátis em outro site em vez da página oficial do autor, como blogs de downloads, torrents e warez.

E assim como é perigoso baixar e instalar programas dessa forma em seu computador, seu WordPress também poderá ficar infectado com algum vírus.

Então, fica o aviso: se você está buscando sites para download de temas grátis para WordPress, pesquise também para ter certeza de que o site é confiável e se os templates não são pirateados.

Além de poder infectar seu WordPress, você está prejudicando o trabalho de alguém. E outra: como você pode ver acima, um tema pronto para WordPress nem é tão caro assim!

Os melhores temas grátis de 2020

printscreen de lista de temas no site wordpress

Se a grana tá curta e, como você leu no tópico acima, temas e plugins pirateados estão fora de questão, tenha calma: é possível baixar temas grátis para WordPress de maneira legítima!

A lista a seguir reúne resultados coletados no diretório do WordPress, classificados como os mais utilizados do ano. Acompanhe!

  1. Astra: Com uma interface leve, o Astra se torna uma excelente escolha para quem deseja fazer um blog, site de negócios, loja da WooCommerce e um portfólio pessoal. É um tema completo e otimizado para SEO. 
  2. Hello Elementor: A principal característica do Hello Elementor é ser uma opção gratuita para o page builder que leva o mesmo nome. Além disso, ele possui compatibilidade com os plugins populares do WordPress como o WooCommerce.
  3. Ocean: Para quem busca por um tema atualizado, funcional e grátis, o Ocean pode ser uma ótima escolha. Não são toda as demonstrações que são gratuitas, mas as que são certamente te atenderão bem.
  4. Neve: Outra opção gratuita é o Neve, um tema minimalista que se adapta ao estilo do seu site. Portanto, pode abrigar páginas de pequenos negócios, agências, portfólios, blog, loja online e até mesmo start-ups.
  5. Colibri: Independentemente do conteúdo do seu website, o Colibri será um ótimo aliado na sua construção. Isso porque esse template tem interfaces facilmente personalizáveis e conta com recursos que ajudarão na criação de um site.
  6. Hestia: Elegante, bonito e funcional. Essas são algumas das características que definem o Hestia, um tema perfeito para qualquer negócio. Na home, você pode ter, ao mesmo tempo, prévias de loja online, blog, equipe e outros recursos.
  7. Twenty Twenty: Se você optar pelo Twenty Twenty, saiba que ele é uma excelente escolha para landing pages e blogs no geral.
  8. Twenty Nineteen: Um outro template ideal para landing pages e blogs no geral é o Twenty Nineteen. No entanto, ele é adaptável a outros tipos de sites. Apesar de ter sido desenvolvido em 2019, ele já está entre um dos temas mais utilizados em 2020.
  9. Twenty Seventeen: Twenty Seventeen é muito indicado pelos profissionais para interfaces de blogs no geral. Além de possuir múltiplas seções na página inicial, ele também conta com menu de redes sociais, espaço para logo e outras funcionalidades.
  10. Twenty Sixteen: Por último, mas não menos importante, mais um tema WordPress gratuito, o Twenty Sixteen. Com um layout moderno, ele funciona perfeitamente para a criação de blogs e sites. 

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Ainda resta alguma dúvida sobre templates em geral? Então, confira algumas perguntas e suas respectivas respostas sobre esse… tema!

O que é um tema para WordPress?

Tema, template, ou até mesmo modelo, de forma bem resumida, é um site pronto.

Ou seja, um template traz toda a estrutura, diagramação e design do site, blog ou loja virtual. Alguns ainda trazem melhorias para funcionalidades de alguns itens do projeto, como sistema de comentários, carrinho de compras, ferramenta de notícias etc.

Mas claro, mesmo que um template seja um site pronto, ele não é o suficiente para você ter seu site. Outras coisas também são necessárias, como: contratação de domínio e hospedagem, e um sistema de gerenciamento de conteúdo (WordPress).

Enquanto o template em si é apenas a “cara” do seu site, o sistema é o que faz seu site ter conteúdo e funcionalidades. Portanto, os dois trabalham juntos, e é preciso estar tudo bem instalado e configurado para funcionar bem!

Quais são os sites confiáveis para baixar temas para WordPress?

O próprio WordPress possui milhares de temas gratuitos para você usar em seu projeto.

Além dele, tem também o GT3Themes com algumas versões grátis, o Theme Forest, o Template Monster e o Themeisle.

Como instalar um tema no WordPress?

Quando você baixar o tema, provavelmente ele virá num arquivo zipado. Abra esse zip e confirme se há outro zip dentro dele, só com o tema. Se houver, separe esse zip – é o que você precisa para instalar o template.

Acesse seu painel do WordPress. Clique em Aparência e siga esse caminho: Temas > Adicionar Novo > Enviar Tema.

Depois desses passos, basta selecionar o zip do tema que você baixou e pronto!

Como personalizar um tema no WordPress?

Após instalar o template, você pode fazer algumas customizações para deixar o site do jeito que você quiser. Há diferentes formas de fazer isso:

  • Painel Personalizar: Esse painel, também conhecido como Customizer, é próprio do WordPress e fica localizado em Aparência > Personalizar. É possível ver todas as alterações sendo feitas em tempo real antes de publicá-las.
  • Child theme: Para usuários mais avançados, um tema filho é a opção certa caso você precise fazer alterações diretamente no código do tema. Criei um modelo de child theme pra facilitar esse processo.
  • Page builder: Alguns temas vêm com construtores pré-instalados, como WP Bakery e Elementor. Através deles é possível editar as páginas “arrastando e soltando” elementos. Dê preferência para temas que usam o Gutenberg como page builder, já que ele vem integrado ao WordPress (ou seja, é mais leve).
  • Painel do tema: Por fim, alguns temas vêm com um painel próprio para personalizações. Boa parte não funciona como page builder, então você vai ter que fazer as alterações no painel e depois ver, no ar, como elas ficaram.

Por fim, jamais edite o código do tema. Isso poderá causar uma série de problemas!

Todos os temas prontos são lentos e pesados?

Nem todos. Dica: Os que utilizam page builder são. Os multipurpose, então, nem se fala.

A explicação é simples: temas premium normalmente vêm com incontáveis ferramentas e soluções para que o maior número de usuários vejam utilidade no tema. Ou seja, mesmo que você queira um blog básico, vai ter um mundo de possibilidades à disposição.

Só que algumas funcionalidades, mesmo as que não estão sendo utilizadas, deixam o código mais pesado ou fica carregando em segundo plano sem você perceber. Ou então é uma bobeira de nada, como um contador de visualizações, que quando você menos espera irá fazer seu site cair pela quantidade de requisições ao banco de dados.

printscreen do google lighthouse
Desempenho de um site que utiliza um tema pronto com WPBakery
printscreen do google lighthouse
Desempenho do mesmo site, com o mesmo tema, só que com código totalmente refeito por mim (e sem page builder)

Portanto, se você for optar por um tema pronto, tente encontrar o mais simples possível para o que você precisa. E não deixe de instalar e configurar um plugin de cache.

Como escolher um tema bem otimizado?

Evite temas multi-propósito, com plugins de page builder, integração ao WooCommerce, BuddyPress, dentre outros (a não ser que você precise) e com opções que só funcionem sem cache (como número de visualizações de páginas e área para cadastro e login de usuários).

Qual a diferença entre um tema grátis e um premium?

As duas versões funcionam perfeitamente para qualquer projeto.

No entanto, um tema premium possui recursos mais avançados, por essa razão possibilita ao site funcionalidades que não podem ser alcançadas em uma versão grátis. 

Qual a diferença entre um tema pronto e um personalizado?

Um template pronto pode ser baixado e instalado por qualquer pessoa. Ou seja, vários sites podem usar o mesmo modelo e ficarem com a mesma cara.

Um template personalizado é criado e desenvolvido “do zero”, de acordo com o que você precisa. É a forma mais assertiva e otimizada de ter um tema WordPress.

Como ter um tema personalizado para WordPress?

Você precisa entrar em contato com um profissional que trabalhe com desenvolvimento de temas para WordPress. Ele poderá elaborar um orçamento e te oferecer as melhores soluções.

Por exemplo, você pode falar comigo! :D

Créditos das imagens: Freepik, site oficial de cada tema citado, WordPress.org e web.dev.

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

Como posso te ajudar hoje?

Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

Fale comigo

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Como instalar o WordPress, plugins e temas de maneira fácil

Não sabe como instalar o WordPress, ou um plugin ou tema? Aprenda a maneira mais prática e rápida de fazer a instalação – e também desinstalação – de tudo!

Quanto custa um site completo e profissional?

Veja comparativo de preços de criação de site com hospedagem, domínio, WordPress e mais recursos. Saiba quanto custa um site após briefing e orçamento.

Suporte para WordPress: serviços e soluções

Quer suporte para WordPress / WooCommerce, plugins e temas? Confira: de um chamado urgente a manutenção mensal, de ajuda grátis a atendimento profissional especializado.

Comentários

2 comentários até o momento

  • Olá Fabio,

    Me tira uma duvida?

    Quero Criar um Site de venda-ecommerce, a principio tenho 50 itens a ser cadastrado. Já tenho um Dominio.
    Não tenho Grana. é pra venda de artezanatos.
    quero fazer uma pagina bonita.

    agora a minha duvida:
    qual seria a melhor opção pra mim… utilizar esses serviços de hospedagens da UOL ou LOCAWEB, ou WORDPRESS???
    no caso do WordPress.org posso hospedalo no UOL ou LOCAWEB?

    Qual o meio mais barato???

    e por ultimo, estive dando uma olhada nos Elegant Themes e os 87 themes estão saindo por U$69. sendo que gostei de um, não teria como comprar apenas um themes… só existe essa opção de compra o pacote??

    Responder
    • Olá, Daniel!

      A https://www.ficaon.com está trabalhando com uma proposta legal pra projetos de baixo custo de sites e ecommerces. Já criei uma loja lá pra um cliente e o resultado foi bem bacana. Vale a pena dar uma olhada!

      Sobre o Elegant Themes, só há essa opção mesmo, infelizmente.

      Responder

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento