Eu sou Programador WordPress

Criação de temas leves, rápidos e seguros; remoção de vírus, correção de bugs e melhorias de desempenho; hospedagem e migração. Trabalho como consultor e programador WordPress!

Por Fabio Lobo, atualizado em 11/08/2020. 6 pessoas falando sobre isso!

“Programador WordPress” é um termo meio… estranho, não acha? Bom, ele vem sendo bastante utilizado para descrever esse tipo de trabalho, assim como “desenvolvedor WordPress”.

É que como o WordPress é uma das plataformas mais populares do mundo, alguns profissionais trabalham exclusivamente com isso.

Não é meu caso, já que eu atendo a diversos tipos de demanda – também sou web designer e desenvolvedor front-end, além de prestar consultoria em hospedagem. Mas boa parte dos meus trabalhos são em WordPress, então posso me rotular como programador, desenvolvedor ou consultor WordPress.

O que faz um Programador WordPress?

ilustração do logo do WordPress como se fosse uma tag de código
Se a programação do WordPress já vem pronta, o que um programador wordpress faz?

Bom, um programador WordPress domina a plataforma, não se limitando a fazer a instalação do WordPress, templates prontos e plugins.

Quem trabalha com programação WordPress também é responsável por desenvolver temas, plugins, dentre outros recursos para personalizar ao máximo o WP (sem alterar o “core” da coisa, é claro).

Alguns exemplos de o que faz um desenvolvedor WordPress:

  • Instalação e configuração do WordPress no servidor (hospedagem);
  • Instalação, configuração, personalização e criação de temas:
    • Instalação, configuração e personalização de temas prontos ou
    • Criação de temas personalizados de acordo com as necessidades do cliente
    • Criação de child themes;
  • Instalação, configuração e desenvolvimento de plugins:
    • Instalação e configuração de plugins prontos ou
    • Desenvolvimento de plugins personalizados
    • Programação de ferramentas e funcionalidades específicas para o seu projeto;
  • Consultoria:
    • Início ao fim do projeto (quais páginas criar, tema e plugins a utilizar, onde hospedar etc)
    • Análise para melhorias de desempenho, usabilidade, segurança e design
    • SEO (on page, normalmente);
  • Suporte e manutenção:
    • Atualizações (WordPress, plugins e temas)
    • Correção de bugs
    • Remoção de vírus, malware e scripts maliciosos em geral
    • Limpeza e otimização de arquivos, plugins, scripts etc
    • Backups

Pra não deixar dúvidas, vou explicar melhor o que é cada coisa:

O que são temas?

São modelos, templates para WordPress. É todo o visual e estrutura de um site, como se já fosse o site pronto – só falta instalar em seu projeto e começar a publicar seu conteúdo.

Alguns temas já vem prontos, podendo ser adquiridos de graça ou mediante pagamento.

Outros temas são feitos de maneira personalizada, ou seja: feitos do zero de acordo com o que o cliente precisa.

Por fim, há os child themes (temas filhos), que servem pra fazer alterações no parent theme (tema pai, que é um dos dois exemplos acima) sem precisar alterar seu código-fonte.

Você pode ler mais sobre tudo isso em meu texto sobre o que é template.

O que são plugins?

São add-ons, módulos adicionais para o WordPress. Adiciona ferramentas e funções extras ao WP (ou seja, que não vêm pré-instaladas com o sistema), como e-commerce (plugin WooCommerce), otimização SEO (plugin Yoast) e formulários de contato (plugin Contact Form 7).

Também há opções prontas, que podem ser gratuitas ou pagas.

E também há opções personalizadas, feitas para um projeto específico.

E o que é o WordPress?

O WP (sigla para WordPress) nasceu para ser uma plataforma para criação de blogs, mas evoluiu tanto que hoje em dia é possível fazer qualquer tipo de projeto utilizando-o – como lojas virtuais, diretório de imóveis e até mesmo apps.

O sistema é um CMS (sigla para Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

Através do painel do WordPress é possível cadastrar todo o conteúdo do projeto de maneira dinâmica, com visualização em tempo real. Ou seja, você não precisa de um programador toda vez que for publicar ou alterar alguma coisa.

Exemplos de trabalhos com WordPress

Separei alguns projetos em WordPress, com diferentes necessidades, para apresentar por aqui e falar um pouco mais sobre como desenvolvo temas e plugins para WordPress.

Otimização de site

macroplan

Um dos cases com maior alteração de performance foi o site Macroplan, que utilizava um tema premium para WordPress. Veja no printscreen abaixo como o site estava sendo medido pelo Google:

printscreen do google lighthouse

Meu trabalho foi focado em melhorias de performance e desempenho, além de aperfeiçoar o design do site, que tinha alguns problemas de usabilidade.

O resultado final foi esse:

printscreen do google lighthouse

Por ser um site multilíngue, houve uma preocupação também com SEO para que o idioma padrão, assim como os outros idiomas, fossem corretamente indexados. Só um plugin de tradução não foi o bastante para isso, já que o site tem diversas páginas customizadas – sendo assim, elaborei diferentes tipos de custom post types (tipos de posts personalizados) com campos específicos para cada língua.

Resumo sobre o projeto:

  • Reforma de tema pronto: todo o código foi refeito com o objetivo de deixar as páginas mais leves e com carregamento rápido;
  • Melhorias no design: foco na experiência do usuário;
  • Sistema multilíngue: o site é traduzido manualmente, tudo no mesmo painel;
  • Hospedagem: Migração do WordPress para hospedagem VPS na WOWF.

Hospedagem WordPress

Trabalho há mais de uma década na área, e posso afirmar que o maior motivo de dores de cabeça de clientes são causados pela hospedagem.

Comecei a prestar consultoria para hospedagem WordPress para ajudar e orientar quem é leigo no assunto – a grande maioria dos clientes, já que este é um assunto totalmente técnico e muito complexo. Não há transparência em empresas de hospedagem famosas – só propagandas bonitinhas.

Além de indicar qual é a melhor ou a pior hospedagem, também criei minha própria empresa na área: a WOWF, que tem servidores totalmente voltados para WordPress.

Resumo sobre a hospedagem:

  • Managed WordPress: planos compartilhados e VPS com foco em WordPress;
  • Consultoria: configuração de plugins e recomendações em geral para aprimorar desempenho e segurança do cliente hospedado;
  • Análise completa: avaliação do projeto antes de abertura de plano para avaliar qual é o plano ideal (na WOWF ou em outras hospedagens recomendadas) e o que pode ser melhorado no projeto.

Tema customizável

inserção de banners no painel do WordPress

Tenho alguns blogs de conteúdo, e cada um tem suas particularidades. Pensando nisso, criei um tema para uso pessoal com diversas funcionalidades – e aqui você pode ter uma ideia melhor de como os temas que desenvolvo são altamente e facilmente customizáveis.

widgets de blocos de posts no customizer

A home, por exemplo, é totalmente editável através de widgets. Posso alterar os destaques, a ordem deles e as categorias desses destaques facilmente quando quiser.

Além disso, há um painel com vários slots para banners e espaços para scripts (dentro do <header>, depois do <body> e antes do </body>, por exemplo), opções integradas de dados estruturados, breadcrumbs… não falta nada!

Resumo sobre o tema:

  • Painel de personalização: possibilidade de alterar cores, logo, quantidade de posts relacionados / posts populares, etc;
  • Home dinâmica: tipo de home (com ou sem destaques) e ordem e estrutura dos destaques;
  • Otimizado para AdSense e banners em geral: diversos slots para inserção de banners e scripts no tema, inclusive no meio do conteúdo;
  • Plugins adicionais: desenvolvi plugins específicos para cada tema, como um gerador de nomes, uma calculadora e um catálogo de temas;
  • Hospedagem: para ter um desempenho ainda melhor, os sites com esse tema são hospedados na WOWF.

Personalização de tema

No projeto para a loja Flores para Despedida o objetivo era instalar e configurar um tema pronto para WordPress. O escolhido foi o tema Rosebud.

A personalização, em termos de design, foi sutil: o tema escolhido já oferecia estrutura e visual adequados para o projeto. O diferencial, nesse caso, é a utilização do WhatsApp como meio de venda: todos os pedidos são feitos por chat.

Resumo sobre a personalização:

  • Instalação e configuração do zero: WordPress, plugins e tema;
  • Customizações: Algumas alterações visuais pontuais e remoção de itens, funcionalidades, ferramentas e páginas que não seriam utilizados;
  • Venda por WhatsApp: substituição de carrinho de compras e pagamento online por pedido via WhatsApp;
  • Hospedagem: WOWF.

Portfolio de desenvolvedor e web designer

Claro que eu não poderia deixar meu próprio site de fora!

Como desenvolvedor WordPress, meu site não poderia usar outra plataforma. Inclusive isso aqui passa por constantes mudanças, já que é meu laboratório para implementar e testar novas tecnologias e tudo mais.

Resumo do projeto:

  • Desempenho máximo: visando um mobile first ultra veloz, otimizei ao máximo o tema, utilizando até mesmo fontes de sistema para acelerar o carregamento;
  • Site completo: além de ser um portfolio, também é um site institucional e um blog.
  • Call to action: distribuo, em pontos estratégicos, chamadas para que as pessoas entrem em contato para pedir um orçamento;
  • Hospedagem: como você pode ter imaginado, está na WOWF.

Child theme (tema filho)

ilustração de bebê com body azul com logo do WordPress
Hello world!

Desenvolvi e disponibilizei para download o WP Child Theme, um tema filho padrão que pode ser utilizado para a personalização de temas da maneira certa.

O projeto é bem básico e serve para quem já tem em mente o que quer alterar no parent theme (tema já instalado) – até adicionei algumas funções para inserção de scripts no <head> e no </body>.

É fácil instalar um child theme, mas requer algum conhecimento de código (ou paciência).

Resumo sobre o tema:

  • Testado: o child theme foi testado em alguns temas populares antes de ser colocado no ar;
  • Documentado: na página de download do child theme há um passo-a-passo para instalação (em português e inglês);
  • Grátis: pode ser baixado e instalado gratuitamente, sem limites.

Saiba mais sobre o desenvolvimento em WordPress

Não sabe se o WP é o mais recomendado para o seu projeto? Tire suas dúvidas:

Por que usar o WordPress?

Porque é uma solução cada vez mais completa para qualquer tipo de projeto, além de ter o custo bem baixo (comparado a um projeto feito do zero, ou até com algumas outras plataformas).

Além disso, a atualização de conteúdo é muito fácil, e a manutenção do sistema também não é nada complexa.

Preciso comprar um tema pronto para WordPress?

Não. Há opções gratuitas, como você pode ver nesse link. Evite temas pirateados (que são baixados de maneira ilegal, grátis, em vez de pagos).

Os temas pagos costumam ser mais completos, em compensação são mais pesados (justamente por terem um pouco de tudo).

Outra opção é pedir para um desenvolvedor de temas para WordPress criar um para o seu projeto.

Qualquer hospedagem serve para o WordPress?

Não. Os requisitos mínimos para instalar o WordPress em uma hospedagem são:

  • PHP versão 7.3 ou superior;
  • MySQL versão 5.6 ou superior OU MariaDB versão 10.1 ou superior;
  • Suporte a HTTPS.

Se você quer ver seu projeto estável, seguro e com carregamento rápido, procure também por esses requisitos:

  • Nginx;
  • Memória RAM de 2GB ou mais;
  • Disco SSD;
  • Proteção anti-DDOS;
  • Suporte especializado em WordPress.

Recomendo que você busque por uma hospedagem otimizada para WP (também conhecida como Managed WordPress). Aqui há uma lista com as melhores e piores hospedagens.

Qualquer programador sabe mexer com WordPress?

A linguagem de programação do WP é PHP. Então, programadores que dominam PHP e MySQL ou MariaDB podem tirar o sistema de letra desde que invistam um tempo lendo sua documentação. Conhecimentos em JavaScript, SEO e agora React são desejáveis.

Mas não é preciso ser totalmente expert nessas linguagens, já que o WordPress tem diversas funções que simplificam o uso de código.

Como contratar um programador WordPress?

Curiosamente você está lendo o post de um agora mesmo! Você viu alguns de meus trabalhos acima, e pode ver todos os projetos que desenvolvi aqui.

Se quiser um orçamento sem compromissos, entre em contato.

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

Como posso te ajudar hoje?

Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

Fale comigo

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Eu sou Web Designer

Criação de layout para sites e apps; prototipação e wireframe; logo e identidade visual; artes para marketing digital. Trabalho como web designer e consultor!

Melhorias de performance e desempenho em sites WordPress

Aprimorar o carregamento do seu site não só irá deixá-lo mais rápido, mas também poderá melhorar seu posicionamento nas buscas e aumentar seus ganhos.

Site do zero: da criação ao lançamento

Veja o processo de criação de um site do zero: do rascunho ao layout, do desenvolvimento à hospedagem. E o que fazer depois que o site for para o ar? Tire suas dúvidas!

Comentários

6 comentários até o momento

  • Meu site esta com redimensionamento para outro site

    Responder
    • Tem cara de ser invasão, Alcides!

      Responder
  • Bom dia Fabio,
    Preciso de um parceiro ponta firme para programar os sites que eu vendo em wordpress

    Responder
    • Opa, conte comigo :D

      Responder
  • Vou encaminhar seu trabalho para um colega.

    Responder
    • Obrigado! :D

      Responder

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento