As melhores (e piores) hospedagens para WordPress

Onde hospedar um projeto feito com WordPress? Certamente você já teve essa dúvida. E se você está começando agora, muito provavelmente vai buscar o preço mais em conta.

Infelizmente a escolha da hospedagem certa pode ser bem mais complicada do que parece. Não são apenas números (preço e tamanho dos recursos): também há questões como experiência e qualidade do atendimento, estabilidade dos serviços e, é claro, segurança.

Não tem essa de melhor hospedagem: cada caso é um caso. Depende do projeto, do tráfego, do seu perfil, do seu bolso… mas talvez eu possa te ajudar com alguns pontos usando como base experiência de alguns clientes e parceiros de diferentes portes e nichos.

O que é hospedagem?

Imagine que seu site é um aplicativo e a hospedagem um computador.

Hospedagem é onde seu site não só fica armazenado, mas também tem os recursos necessários para funcionar e ficar acessível para toda a internet.

Por isso, quando você pesquisa planos de hospedagem é importante verificar cada detalhe como espaço em disco, memória RAM, versão do PHP e por aí vai.

Entenda a diferença: wordpress.org x wordpress.com

O wordpress.com é uma versão do WordPress já hospedada, como o blogger. Por lá você encontra um plano gratuito, com diversas limitações, e outros pagos com limitações a menos.

No wordpress.org é possível baixar o sistema WordPress e instalar e hospedar onde você quiser. Assim, não há limitações e você poderá conseguir hospedagens com custo-benefício muito melhor.

Então, não se confunda: nosso foco é com o wordpress.org!

As hospedagens que eu, clientes e parceiros recomendamos

ilustração de um laptop com mensagem de ok em sua tela

Pra começar, vamos falar de coisas boas.

Ao longo dos últimos anos trabalhei com diversas hospedagens diferentes. Não consigo me lembrar de todas, mas as que vejo como realmente ideais são apenas três.

Vou falar mais sobre elas abaixo. Além de já ter hospedado alguns projetos com elas (e, assim, ter experiência como cliente), também atendo clientes por lá e acompanho seus projetos (com isso também tenho experiência como desenvolvedor). E estou há pelo menos dez anos com as três.

Ah, importante ressaltar: não tenho nenhuma parceria de comissão com elas. Nem link de afiliado, nada. Ou seja, não ganho nada fazendo as recomendações, ok?!

PortoFácil

Vou começar com um trecho de um depoimento meu no site da empresa:

O atendimento e conhecimento da empresa sempre me impressionaram, nunca vi nada igual em anos na área (e olha que já passei por várias hospedagens com projetos meus e de clientes).

Hoje, além de indicar a empresa pra todo mundo, mantenho meus projetos hospedados na PortoFácil (inclusive meu próprio serviço de hospedagem) e, além de não ter nenhuma dor de cabeça, tenho sempre o melhor serviço possível. Tudo é atualizado, não tem defasagem nem gambiarra.

Se fosse o dobro do preço ainda valeria a pena, vai por mim!

Depoimento

A PortoFácil tem, de longe, o atendimento mais especializado com o qual já trabalhei. E melhor: é tudo muito rápido e transparente.

É muito fácil o suporte de uma hospedagem receber um chamado e colocar a culpa no desenvolvedor, em um plugin, no tema ou fazer alguma coisa básica como reiniciar o servidor pra ver se as coisas se resolvem como mágica. Na PortoFácil não é assim: nada passa batido, e os caras fazem até mais do que deveriam.

Não por acaso hoje a empresa é uma das maiores referências quando o assunto é estabilidade e segurança. Já vi muitos casos de clientes de outras hospedagens que tiveram diversos problemas com invasões e foram pra PortoFácil como forma de acabar de vez com os problemas.

Por fim, se o assunto é WordPress, não tem empresa melhor no ramo. Vai por mim!

Acesse: www.portofacil.net

Via Hospedagem

É uma parceira da empresa acima, então já começa bem.

Especializada em hospedagem compartilhada, a Via Hospedagem deixa os concorrentes mais famosinhos no chinelo. Tanto em serviços quanto no atendimento em si.

Com atendimento bem pessoal e rápido, a Via também tem bastante conhecimento, principalmente quando o assunto é WordPress.

Se você tem um projeto de pequeno a médio porte e precisa de estabilidade e zero dores de cabeça, essa é a escolha certa.

Acesse: viahospedagem.net

LiquidWeb

Não poderia faltar uma empresa gringa por aqui.

Das três, a LiquidWeb é a hospedagem que eu conheço a mais tempo. Um dos meus primeiros projetos pessoais foi hospedado por lá, e era uma época em que nenhum outro host nacional estava dando conta.

Eu tinha um site de entretenimento que recebia picos de acessos em alguns dias da semana. Sexta-feira era certeza de instabilidade, ou até mesmo de ver o site totalmente offline.

Após a recomendação de um colega de trabalho, migrei para a LiquidWeb e, depois disso, nunca mais vi meu projeto com uma lentidão sequer. Além disso, a velocidade do atendimento era impressionante, e também nunca me deixaram na mão.

A LiquidWeb, inclusive, era utilizada para hospedar clientes em uma agência onde trabalhei. Então, tive experiência com outros projetos e atendimentos, e realmente nunca deixaram a desejar.

Se você tem dificuldades com inglês, talvez não seja a empresa ideal. Além disso, os preços podem ser um empecilho, já que são cobrados em dólar. Por fim, faz um tempinho que não atendo um trabalho por lá, mas pelo que acompanho por aí, o serviço continua bom.

Acesse: www.liquidweb.com

Hospedagens que clientes e parceiros NÃO recomendam

ilustração de laptop com uma cara de desmaio

Essa é a parte chata da coisa. Até porque não posso levar (só) minha opinião em conta.

Isso porque eu tenho experiência como desenvolvedor, então posso hospedar em praticamente qualquer lugar e me antecipar a problemas que já conheço. Mas nem todo mundo tem esse conhecimento – principalmente o cliente final.

Pode não parecer, mas tento ser imparcial quando o assunto é recomendar (ou não) uma empresa hospedagem. Explico: eu tenho meu serviço de hospedagem também, mas sequer cito e linko ele por aqui.

A intenção aqui é destacar a opinião de quem utiliza os serviços de hospedagem. Por isso, na lista de empresas recomendadas me coloquei como cliente também. Reconheço que há outros serviços bons na área e nunca deixarei de indicá-los só porque presto o mesmo tipo de serviço.

Agora, se acontece algo de errado – e de maneira recorrente –, paro de indicar. Só que ultimamente tenho recebido muitos – mas MUITOS – pedidos de ajuda quase sempre relacionados aos mesmos problemas nas mesmas hospedagens.

Pensando nisso, decidi coletar alguns depoimentos e montar uma lista de hospedagens que meus clientes não indicam justamente por conta dos problemas constantes. Até porque seria totalmente antiético e suspeito da minha parte apontar os problemas da “concorrência”.

Então, pra ficar claro: meu intuito aqui não é aproveitar pra vender um serviço a mais, e sim para alertar sobre problemas recorrentes em algumas hospedagens.

E, claro, mantive todos os comentários como anônimos para não expor ninguém. No mundo perfeito todo mundo poderia dar sua opinião abertamente… mas nunca se sabe.

Tentei resumir ao máximo para ir direto ao assunto. Vamos lá?

Método de avaliação

Considerei todos os contatos que recebi em meu formulário de suporte nos últimos 12 meses.

O que levei em consideração ao avaliar se uma empresa deveria entrar nessa lista ou não:

  • Estabilidade: quando o serviço é estável, o site está sempre no ar e sem problemas de lentidão;
  • Segurança: quando o serviço é seguro, todos os recursos são atualizados constantemente, há preocupação por parte da empresa com questões de segurança, como firewall, portas, brechas em geral etc;
  • Atendimento: além de rápido e bem feito, um atendimento bom é experiente e se preocupa a resolver e a explicar o problema.

Essa lista será atualizada constantemente de acordo com os chamados e número de reclamações.

Se alguns problemas forem resolvidos, removerei as empresas daqui – nada mais justo.

As hospedagens

Hostgator

Principais reclamações: Estabilidade, Atendimento.

Depoimento em destaque:

Recebi um email da hospedagem dizendo que o backup não foi realizado porque tô excedendo o limite de hospedagem (de novo, sem fazer NADA, subir NADA, postar NADA) e num sei o que.

Cliente que veio me pedir ajuda

Meus comentários: Os problemas são recentes. Essa sempre foi uma hospedagem, digamos, tranquila – mas ultimamente tem rendido muitos chamados por aqui.

A cliente do comentário em destaque, inclusive, teve problemas com perda de arquivos (imagens do site). A maioria das reclamações têm sido em relação à instabilidade dos serviços e falta de experiência do atendimento.

Kinghost

Principais reclamações: Estabilidade, Atendimento.

Depoimentos em destaque:

Olá Fábio, tudo bem? Preciso de um trabalho no WP do meu site. Seria uma otimização do banco de dados, pois estava consumindo muito espaço na CPU do servidor. Tive de contratar um cloud dedicado para atender à demanda, o que saiu muito caro. A otimização fará ele mais leve e poderei hospedar num plano mais em conta. Aguardo retorno para negociarmos.

Cliente que veio me pedir ajuda

Obs: “estava consumindo muito espaço na CPU do servidor” é uma afirmação incorreta. Na verdade o problema detectado tinha a ver com processamento – mantive o depoimento original porque não manipulei os depoimentosque recebi.

Bom dia! Este site foi lançado há um ano, mas ele demora muito pra carregar. Vejo outros sites em wordpress com o mesmo conteúdo na home e o carregamento é imediato.

Cliente que veio me pedir ajuda

Meus comentários: No primeiro caso um plugin estava elevando e muito o processamento do site. Não houve uma ajuda a respeito disso (era literalmente só desativar o plugin), então o cliente foi orientado a assinar um plano (bem) mais caro para dar conta do recado.

No segundo caso não havia explicação para a lentidão, o site era bem básico.

Essa também era uma hospedagem que eu costumava indicar para meus clientes, mas tem rendido muitos pedidos de ajuda nos últimos meses.

Locaweb

Principais reclamações: Estabilidade, Segurança, Atendimento.

Depoimentos em destaque:

Meu nome é [removido], eu já entrei em contato algumas vezes com o suporte técnico, porém ainda não conseguir resolver o problema do formulário do wordpress. O mesmo não está funcionando corretamente para envio de mensagem.

Cliente que veio me pedir ajuda

Pois então, ontem a área de suporte insistia que o problema estava em meu site, nada a ver com eles. Hoje acordei às 5h da manhã e comecei a mexer no site, tudo funcionou muito bem. Ali entre 8h30 e 9h a velocidade começou a cair, até que perto das 10h ele nem entrava mais no ar. Capturei cada mensagem de erro que recebi, cada problema que aconteceu e enviei tudo ao longo da manhã, consegui provar que o problema estava lá.

Cliente que veio me pedir ajuda

Meus comentários: Infelizmente as reclamações sobre o atendimento da Locaweb são bem frequentes. Pouquíssimas vezes li elogios, e com isso essa empresa nunca fez parte da minha lista de recomendações.

Em relação ao primeiro depoimento, eu mesmo cheguei a fazer tudo o que estava recomendado em uma página do suporte deles – mas ainda assim o problema persistia.

Quanto ao segundo, prefiro não comentar.

UOL Host

Principais reclamações: Estabilidade, Segurança, Atendimento.

Depoimentos em destaque:

Estamos enfrentando muitas dificuldades com o UOL Host (site muito lento, às vezes sai fora do ar…), e vamos estudar a troca do servidor.

Cliente que veio me pedir ajuda

Fabio, apareceram uns arquivos estranhos no site, tem clientes reclamando de que quando clickam pra acessar uma pagina acaba abrindo um site que parece ter virus, você pode ver pra gente o que aconteceu!

Cliente que veio me pedir ajuda

Meus comentários: A UOL Host e a Locaweb sempre foram muito parecidas (leia meu comentário acima).

Sobre o primeiro depoimento, não encontrei problemas no site para que ele ficasse tão instável assim. O cliente precisou migrar de hospedagem.

Em relação ao segundo depoimento, precisei fazer uma limpeza e reinstalação de todo o WordPress duas vezes em menos de um mês. Essa cliente precisou migrar também.

Em ambos os casos os problemas cessaram após a migração.

Hostinger

Principais reclamações: Estabilidade.

Depoimento em destaque:

Tem momentos que o meu site tem uma alta de visitas repentinas nos momentos em que eu posto uma postagem nova, e quando tem muitas visitas o site fica fora do ar.

Cliente que veio me buscar por ajuda

Meus comentários: Até hoje só recebi reclamações dessa empresa em relação à instabilidade dos serviços. Sempre a mesma coisa citada no depoimento acima.

Popularidade não é sinônimo de qualidade

Faça o teste e pesquise o nome dessas hospedagens no Google. Ou melhor: pesquise por termos como “melhores hospedagens”.

Não duvido que você encontre todas elas.

Há algumas explicações simples para isso: publicidade e afiliados.

Já fiz uma pesquisa em alguns sites que avaliam hospedagens, até mesmo para ver o que era preciso para cadastrar meu serviço. Em parte desses sites era preciso pagar pela análise do serviço, ou oferecer comissões para vendas através do site.

Esse é um viés que deve ser levado em consideração: algumas empresas acabam sendo mais recomendadas por oferecerem comissões através de sistemas de afiliados.

Outra coisa é a publicidade. Se uma empresa já nasce “grande”, com investimento em publicidade, já consegue mais clientes logo de cara. Quanto maior a quantidade de clientes, mais dinheiro para investimento em anúncios e propaganda. Quanto maior a exposição, mais clientes são convertidos. E por aí vai.

É perceptível que alguns serviços (e aqui falo no geral, não só sobre hospedagens) tendem a piorar a qualidade de atendimento quanto mais clientes tem: alguns não dão conta do crescimento, outros não conseguem contratar atendentes à altura.

E nem sempre ter mais clientes (por consequência de mais visibilidade) é sinal de qualidade. Como exemplificado acima, é um círculo vicioso.

Nem sempre a hospedagem é o problema

Se você usa WordPress e não o mantém atualizado, utiliza um template velho, pirateado ou inseguro, instala plugins que não são mais atualizados… bom, aí não há hospedagem que faça milagre.

É imprescindível manter tudo atualizado, saber o que está baixando e instalando e, principalmente, ter certeza de que seu tema também é seguro e desenvolvido de maneira que não provoque instabilidades.

Na dúvida, podemos trocar umas ideias.

Onde hospedar?

foto de servidores lado a lado
Site estável e seguro “faz bem” para o SEO. Lembre-se disso!

No final das contas quem decide é você. Não eu, seu amigo, seu desenvolvedor ou um anúncio bem posicionado no Google. Pesquise e tente entender qual hospedagem é a ideal para o seu negócio.

Minha dica é evitar preços muito baixos, planos que dão desconto em pagamento anual (não se comprometa a um período muito grande), ofertas que parecem ser boas demais pra ser verdade e planos que oferecem mais do que você precisa (mesmo que o preço seja bom).

Espero que esse texto te ajude a saber, ao menos, o que analisar para identificar a melhor hospedagem pra você!

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Quero um orçamento

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Templates para WordPress e WooCommerce

Quanto custam templates para WordPress / WooCommerce? Onde comprar? Onde baixar? Temas prontos para WordPress e WooCommerce são uma boa solução de baixo custo!

Temas grátis para WordPress: onde baixar e quais cuidados tomar

Quer baixar um template para WordPress mas está com o orçamento baixo? Confira algumas dicas de temas grátis para WordPress!

Como melhorar o SEO de seu site visando subir nas buscas

Quer saber como otimizar ainda mais seu site? Saiba como é feito um trabalho de SEO e siga os passos para ter um site melhor indexado.

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento