Criação de portal de notícias completo e personalizado

Quer montar um site de notícias vertical ou horizontal? Veja o planejamento necessário na criação de portal de notícias (em WordPress!).

Por Fabio Lobo, publicado em 17/11/2020.

A criação de portal de notícias pode ser mais fácil do que aparenta. Atualmente, é possível criar, gerenciar e divulgar seu site utilizando várias ferramentas disponíveis na internet.

Em muitas vezes, a criação e o lançamento do site de notícias pode levar apenas alguns minutos.

No entanto, manter um portal de notícias sempre atualizado é um tanto quanto trabalhoso.

É essencial contar com uma estrutura sólida, fontes confiáveis, uma equipe (mesmo que pequena), um painel de gerenciamento e gostar de escrever. E isso só para começar!

Hoje em dia qualquer pessoa pode ter um site de notícias. Não é preciso formação acadêmica ou conhecimentos com programação.

E para ajudá-los nesse objetivo, criei esse guia completo mostrando tudo que você precisa saber para criar o seu portal.

Nesse artigo você encontrará:

  • Uma análise sobre o nicho de portais de notícias;
  • Tudo o que um site ou blog de notícias precisa ter;
  • Exemplos de portais para sua inspiração;
  • Ferramentas essenciais para quem quer criar um portal de notícias;
  • E respostas para as dúvidas mais comuns sobre o tema.
pessoa lendo jornal em um tablet; à frente, o texto Portal de notícias

Tudo sobre portal de notícias

Antes de mais nada, básico: sobre o que estamos falando agora?

Um portal de notícias (também pode ser chamado de site ou blog de notícias dependendo de seu porte) é um espaço que reúne conteúdos recentes – principalmente notícias, é claro, mas também conteúdos exclusivos como colunas.

Esses sites podem reunir notícias do Brasil e do mundo ou serem específicos para uma cidade/região.

É possível encontrar portais que dão notícias diversas sobre saúde, negócios, bem-estar, lazer, esportes, ciência, casos policiais e por aí vai. Assim como também é possível encontrar sites de notícias que tratam sobre um único tópico, como política.

Há dois termos para categorizar esses tipos de portais de notícias: vertical e horizontal.

Portal horizontal ou vertical: qual é a diferença?

Os sites de notícias são, geralmente, atualizados diariamente, e podem pertencer a duas categorias: horizontais ou verticais.

  • Os portais horizontais tratam sobre diversos assuntos, como o UOL e o Globo, por exemplo.
  • Já os chamados verticais abordam um único tema, como o Portal Comunica-se e o Meio & Mensagem.

Quem pode ter um blog de notícias?

Qualquer pessoa que tenha vontade e recursos financeiros pode ter um blog de notícias.

Sim, possuir capital para realizar alguns investimentos será essencial para a idealização do projeto. Claro, não é preciso ser rico ou ter uma grande quantia de dinheiro para colocar seu projeto em prática.

O investimento está, basicamente, em…

  • Adquirir um domínio (nome do site);
  • Assinar uma hospedagem (servidor onde o site ficará hospedado);
  • Criar um logo profissional e uma identidade visual;
  • Comprar um tema profissional (pronto ou personalizado);
  • Além de despesas operacionais, como contratar redatores freelancers.

E os valores podem variar bastante.

Todos os gastos são necessários para a viabilização da criação do portal de notícias – logo, são sim investimentos. Então, se uma pessoa puder realizar tais investimentos, poderá ter um site de notícias profissional sem nenhum problema.

Quais são os principais sites de notícias?

Os sites de notícias estão entre os mais populares e, assim, mais acessados entre o público brasileiro.

No Brasil é possível encontrar uma grande variedade de sites do tipo. Veja, a seguir, uma lista com os principais exemplos:

Esses são alguns dos maiores sites de notícias do Brasil. Cada um deles recebe milhares de visitas todos os dias.

Mas não se assuste: apesar de serem possíveis concorrentes do seu projeto, ainda há muito espaço no mercado.

Os usuários costumam buscar diversas fontes de informação, principalmente jornais regionais. Diferenciais como colunas, personas e conteúdos multimídia (como vídeos e stories) sempre irão se destacar.

O que é preciso para iniciar um portal de notícias?

ilustração do mapa do mundo com o texto Breaking News

Se você está pensando iniciar um portal horizontal ou vertical, não tente pular etapas: é preciso um planejamento. É preciso colocar tudo no papel pra ter certeza de que você dará conta da criação e atualização constante de um portal de notícias.

Além disso, é importante certificar-se que os conteúdos publicados serão confiáveis e baseados em fontes seguras.

Antes de começar, veja o que é preciso para iniciar um site de notícias:

I. Tempo disponível

O tempo é um dos principais recursos para quem deseja iniciar e manter um portal.

O site precisará de atualizações constantes, já que novos fatos e acontecimentos podem acontecer a qualquer momento. 

Sites que são os primeiros a publicar notícias sobre casos importantes geralmente recebem mais acessos. Por isso, é importante ter tempo disponível para atualizar o portal. 

Ficar de olho no que está acontecendo no país e no mundo (ou na sua região) para não deixar escapar nenhuma novidade importante será primordial para seu sucesso.

II. Fontes confiáveis 

As notícias publicadas devem ser baseadas em fontes confiáveis. Afinal, você deseja passar confiança e credibilidade para os leitores.

A não ser que você esteja criando um site de fake news, e, nesse caso, esse texto não irá te ajudar.

Se um leitor topar com uma notícia baseada em uma informação não confiável ou, no pior cenário, falsa, a credibilidade do portal vai ser abalada. E a confiança é a principal característica de um portal de notícias.

Sem confiança, todo conteúdo publicado não será levado a sério, o que prejudicará o futuro do projeto. Por isso, é preciso procurar a origem do fato e certificar-se de que a informação é verdadeira antes de publicá-la.

III. Saber escrever bem

Saber escrever é uma habilidade que todo mundo que deseja iniciar um portal de notícias deve ter.

Não é preciso, necessariamente, ser formado em jornalismo para criar um site do gênero. No entanto, gostar de escrever e conhecer as regras gramaticais e ortográficas serão essenciais.

Um artigo mal escrito e cheio de erros não passará confiança e profissionalismo para seus leitores, prejudicando a imagem do portal. 

Se escrever não é o seu forte, você pode fazer cursos, ler mais e adotar novos hábitos para melhorar suas habilidades. É tudo um investimento.

IV. Redatores freelancers

Você precisará de uma equipe de redatores para manter o portal atualizado.

A forma mais prática e barata de construir essa equipe é através da contratação de redatores freelancers.

Hoje é possível encontrar profissionais em plataformas de freelancers e até mesmo em grupos do Facebook com certa facilidade.

No início, contar com dois ou três redatores será o bastante para manter um bom fluxo de atualizações. Porém, a medida que o portal for aumentando e ganhando mais audiência, será necessário aumentar o time de redatores.

V. Um bom nome

O nome do portal de notícias deve ser escolhido com inteligência. Deve ser fácil de ser lembrado e ter alguma relação com o seu objetivo editorial.

Será um site sobre uma região/cidade/município específico? Será mais generalista?

O mais importante: o nome do seu portal deve estar disponível para registro como um domínio para internet. De preferência .com.br e .com para garantir sua exclusividade.

ilustração de uma pessoa selecionando uma das diversas extensões de domínios; ele seleciona o .net
Domínios .com e .com.br são mais fáceis de lembrar e passam mais credibilidade.

Vale a pena ter um portal de notícias?

Sim, vale.

Um portal de notícias bem estruturado e atualizado com frequência pode se transformar em empreendimento lucrativo. 

O jornal físico está perdendo a relevância a medida que mais pessoas estão utilizando a internet para se informar. E os portais de notícias têm um papel muito importante nessa transição, já que são através deles que grande parte dos usuários buscam informações.

Porém, é preciso ter em mente que manter um site desse tipo não é uma tarefa simples.

Além de manter um ritmo constante de atualizações, é necessário realizar manutenções periódicas e estruturá-lo adequadamente.

O que um site de notícias precisa ter?

Um portal, site, blog ou até app de notícias precisa de algumas ferramentas básicas para funcionar.

Os redatores precisarão de um painel para gerenciamento de conteúdo para postar as notícias, por exemplo, ou enviá-las para revisão do editor chefe.

É importante que você faça um planejamento do site, pensando na marca, na estrutura, na identidade visual, analisando possíveis concorrentes etc.

Este artigo explica em detalhes tudo que você precisa saber para fazer o planejamento.

Além disso, o site de notícias precisa ter o seguinte:

1. Painel de gerenciamento de conteúdo

printscreen de edição de post no painel do WordPress
Inception

Um painel de gerenciamento de conteúdo é uma ferramenta na qual você e os redatores do portal poderão publicar e editar as notícias com facilidade. 

Claro que indico o WordPress para isso, já que é prático, completo, gratuito e bastante fácil de ser usado.

Por ser muito intuitivo, até mesmo quem nunca teve contato com ferramentas de gestão de conteúdo saberá utilizar o WordPress.

2. Home organizada

printscreen da página inicial da globo.com
Fonte: Globo.com

Basta entrar em qualquer site grande de notícias que você verá a home organizada em categorias, ou assuntos.

Dessa maneira, ao acessarem a página inicial, os usuários podem encontrar facilmente notícias sobre assuntos de seu interesse.

Essa organização permite que os usuários tenham uma ótima experiência de navegação. 

E não é nada de outro mundo: para manter a home organizada, basta incluir as notícias em categorias ou tags. Você pode utilizá-las assim:

  • Categorias: Nomes das seções, como Esportes, Famosos, Televisão, Economia etc. O ideal é que cada artigo seja marcado com apenas uma categoria, no máximo duas.
  • Tags: Assuntos que fazem parte do conteúdo, como nomes de famosos, canal de tv, estado / cidade / bairro etc. Não há um limite indicado de tags por artigo. Basta bom senso na hora de escolher os termos!

3. Principais seções

printscreen da página inicial do Terra
Fonte: Terra

É preciso definir quais serão as principais seções do portal de notícias. O site poderá ser conhecido por isso, então é muito importante determinar quais serão suas principais categorias.

No WordPress, toda vez que um artigo é incluído em uma categoria, a página dessa categoria é atualizada automaticamente. Essa página pode ser uma seção do seu site de notícias, já que reúne todos os posts de um assunto ou segmento.

As principais seções precisam ter descrições simples e serem organizadas de acordo com o conteúdo publicado nelas. Então, pense em categorias mais abrangentes, evitando assim criar um menu gigante de seções.

4. Caixa de “bio” dos autores

printscreen de post na globo.com
Fonte: Globo.com / G1

A biografia dos autores é outro recurso muito importante. Os usuários poderão saber mais informações sobre os autores das notícias ou colunas, o que agregará valor e credibilidade tanto pra matéria quanto para o portal.

Além disso, a bio dos autores é muito importante para o Google Notícias.

Se você não sabe, o Google News é uma das principais fontes de tráfego para sites de notícias, especialmente aqueles que estão dando os primeiros passos.

O Google preza pelo conteúdo original, principalmente feito por quem tem autoridade no assunto.

Então, se o autor das notícias for um especialista (como doutor, professor, enfim, que tenha uma graduação relacionada ao conteúdo publicado), isso deve constar em sua bio no final de cada artigo.

O WordPress conta com uma função nativa onde é possível adicionar essas informações de forma simples. Além disso, todo autor do site poderá ter sua própria página, com todos os conteúdos publicados.

Como resultado, os usuários poderão visualizar notícias e matérias de seus autores prediletos.

5. Boa estrutura de links internos

Printscreen de notícia no Metrópoles

Ao entrar em uma notícia em um portal, você verá uma boa quantidade de links internos espalhados ao longo do artigo.

Links internos são hiperligações que levam para artigos, categorias ou tags do próprio site, condicionado o visitante a acessar um conteúdo relacionado ao que ele está lendo – e de forma natural.

Bons exemplos de uma estrutura de links internos bem feita são:

  • Links dentro do texto que apontam para uma outra matéria referente ao assunto;
  • Artigos relacionados, geralmente presentes no final do texto de uma página;
  • O “Saiba mais”, um recurso que muitos portais utilizam para mostrar ao leitor algumas páginas que tenham alguma relação com o tema tratado na matéria.

A estrutura de links internos pode ser feita de forma manual. O ideal é criar uma linha editorial que inclua a adição de links internos em cada matéria postada no site.

Isso mantém o visitante dentro do site, porque ele poderá continuar lendo sobre o assunto. Assim, ele ficará mais informado e a taxa de rejeição do seu site de notícias será baixa!

6. Versão AMP

printscreen de resultados AMP na busca do Google
Fonte: Google

Para atrair mais visitantes do Google News e dos motores de busca, é aconselhável criar uma versão AMP do seu portal de notícias. 

Essa tecnologia permite que os sites acessados através do Google carregam rapidamente em dispositivos móveis.

E como a maioria do tráfego vem de smartphones, contar com esse recurso será essencial para atrair mais visitantes.

Além de atrair mais tráfego, a versão AMP oferece outras vantagens importantes, como carrossel de destaque no Google (o que gera mais cliques e impressões) e menor tempo de carregamento de páginas (o que tem um impacto importante na performance).

7. Boa seleção de imagens

printscreen de galeria de imagens no iG
Fonte: iG

As imagens que serão utilizadas para ilustrar seus artigos devem ser escolhidas muito bem. Devem ter a ver com o assunto do texto – e se forem úteis (como gráficos, imagens explicativas ou infográficos), melhor ainda!

A dica é, em um primeiro momento, utilizar imagens de um banco de imagens ou de fontes que permitam a reprodução das imagens sem ferir nenhum direito autoral.

Há bancos de imagens gratuitos com imagens muito boas em diversas categorias. Lembre-se sempre de citar as fontes – pode ser na legenda de cada imagem ou no final do texto.

Além da importância para ilustrar as notícias do portal, as imagens de boa qualidade serão essenciais para atrair visitantes do Google Discover.

Então, selecione muito bem as imagens que estarão presentes nas matérias. Isso serve tanto para melhorar a experiência do usuário quanto para aumentar o tráfego do Google.

8. Web Stories

printscreen de web story no UOL
Fonte: UOL / Folha

A função Web Stories é um recurso que está ganhando cada vez mais evidência, passando a ser adotado pelos principais portais de notícias do Brasil e do mundo.

Esse recurso deve ser utilizado para atrair mais visitantes para seu site.

Baseado na apresentação de imagens e páginas com narrativas visuais, o Web Stories foi desenvolvido para melhorar a experiência de usuários de dispositivos móveis. Assim, é possível consumir um conteúdo de qualidade de forma rápida.

Exemplos de criação de portal de notícias em WordPress

Trabalho há mais de uma década com criação e desenvolvimento de sites. Durante esse período, atendi diversos clientes com portais de notícias. Vou citar dois casos abaixo.

FDR em um laptop, tablet e smartphone

Com uma média de mais de cinquenta notícias publicadas por dia, o FDR segue as oito recomendações que passei no tópico anterior.

A home é toda dividida entre as principais categorias do site – incluindo uma seção de Web Stories. Há ainda uma divisão de tipo de conteúdo no site: além das notícias, colunistas publicam matérias perenes (ou evergreen).

Com versão AMP, o site está sempre entre os resultados nas buscas pelo Google Notícias.

Além disso, faz parte dos sites do portal Terra, estando presente frequentemente entre os principais destaques da seção de Economia.

Rap 24 Horas em um laptop, tablet e smartphone

No caso do segundo exemplo, o foco do site de notícias é um só: música, sendo Rap e vertentes como gênero predominante.

O Rap 24 Horas segue uma estrutura de blog – mas um pouco mais moderna do que o tradicional, com destaques principais na home e uma lista de posts com imagem e título.

Com textos curtos e muito uso de mídias (principalmente vídeos e widgets de posts em redes sociais), o visual é bem minimalista – o que destaca bastante o conteúdo.

O site é atualizado diariamente, com uma média de aproximadamente quinze posts diários – em alguns dias as publicações passam das trinta. Está no Google Notícias e usa AMP.

Ferramentas para portais de notícias

Contar com as ferramentas certas será primordial para fidelizar e atrair novos usuários para o seu portal.

Além disso, você poderá monetizar o seu site para transformá-lo em um negócio lucrativo.

Veja, a seguir, algumas das principais ferramentas para portais de notícias:

Newsletter

A Newsletter (ou Boletim Informativo) é uma ferramenta muito importante para fidelizar o usuário.

Para receber os e-mails, o usuário deverá realizar um cadastro utilizando, no mínimo, sua conta de e-mail.

Como resultado, quem se cadastrar na newsletter irá receber o conteúdo do seu site diretamente em seus e-mails. Essa é uma estratégia muito eficaz para gerar conversão e fidelização.

O Feedburner é gratuito e faz isso de maneira automática. Basta cadastrar o feed do seu site na ferramenta, e então utilizar o formulário de cadastro em seu site.

Para WordPress, o plugin Jetpack também tem essa função – se chama Subscriptions.

A partir de uma ferramenta própria, como o Sendy, é possível enviar os boletins para todas as pessoas que assinaram a Newsletter. Você pode criar as peças de e-mail manualmente, contendo resumos dos artigos ou conteúdo exclusivo.

É primordial enviar conteúdos relevantes, respeitar a privacidade de usuários e, acima de tudo, ter bom senso com a quantidade de e-mails enviados.

Divulgação

A divulgação é a chave do sucesso. Sim, é clichê, mas também é a verdade.

Além de otimizar o seu site para os motores de busca (SEO), cadastrá-lo no Google News e padronizá-lo para aparecer no Google Discover, é preciso apostar em divulgação para atrair a audiência desejada.

Uma ótima forma de divulgar o portal em outras plataformas é por meio das redes sociais.

A dica é criar uma página no Facebook e postar conteúdos relevantes por lá, além dos artigos do portal. Se o conteúdo viralizar e possuir um bom engajamento, seu site de notícias pode receber bastante visitas.

Mas não se limite apenas ao Facebook. O Instagram, o Twitter e o WhatsApp também são ferramentas poderosas de divulgação. Cada um com suas particularidades e, é claro, limitações.

Contudo, é importante ter prudência. A dica é criar um cronograma de publicação e divulgar o seu site, ou as notícias, em grupos relacionados.

Lembre-se de não fazer spam. Essa prática pode surtir um efeito contrário e acabar prejudicando a reputação do seu projeto.

Monetização

O Google Adsense é um dos mais utilizados programas de publicidade do mundo.

Não é exagero dizer que a maioria dos websites e portais de notícias que são monetizados utilizam os anúncios das redes de marketing da gigante da tecnologia.

Você deverá cadastrar o seu site no AdSense e passar por uma avaliação. Caso seja aprovado, você poderá adicionar anúncios nas páginas do seu portal de notícias.

Outra opção popular é o Taboola, que insere uma lista de posts relacionados em sua página. A desvantagem é que esse sistema deixará seu site muito lento.

Outras opções de monetização de conteúdo são sistemas de afiliados. Por ser uma estratégia de venda de produtos, infoprodutos e até cursos, não é tão comum encontrar sites de notícias que utilizem sistemas de afiliados

Mas se você trabalha com conteúdo de um determinado nicho, podem ser uma boa fonte de renda.

Mais ferramentas

Créditos das imagens: Freepik e sites citados.

Revisão

E então, vai criar seu próprio portal de notícias? Certifique-se abaixo de que não resta nenhuma dúvida sobre o assunto!

Qual é a diferença entre portal, site e blog?

O termo “portal” é comumente empregado por sites de notícias que contam com seções categorizadas de conteúdo, podendo até mesmo ter uma série de sub-sites, blogs e colunistas.
Site diz respeito a basicamente qualquer página que você possa acessar através de um endereço (domínio) na internet.
Por fim, blog é um tipo de site que nasceu como diário pessoal online, mas hoje em dia é conhecido por ter uma estrutura com uma lista de posts sobre qualquer tipo de assunto.

Como ter um portal de notícias?

Para ter um portal de notícias é preciso planejamento, tempo disponível, fontes confiáveis, saber escrever bem, redatores freelancers e, é claro, um bom nome.
O site em si precisa de domínio (endereço www), hospedagem, painel de gerenciamento de conteúdo (como o WordPress), página inicial bem organizada, apresentação dos autores, boa estrutura de links internos e seleção de imagens e, de preferência, versão AMP e Web Stories.

Vale a pena criar um portal de notícias com WordPress?

Sim, vale a pena. O WordPress é o sistema perfeito para sites de notícias de todos os portes.

Quanto custa um portal de notícias?

Ao utilizar um tema pronto para WordPress, o investimento para a criação de um portal de notícias pode ser cerca de cinquenta dólares. Já o custo de criação de um portal de conteúdo personalizado pode variar de três a oito mil reais dependendo das particularidades do projeto.

A cópia dos conteúdos e trabalhos deste site não é permitida. Saiba mais clicando aqui!

Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

Como posso te ajudar hoje?

Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

Fale comigo

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

O que é post? Significado, tipos e medidas

Por aqui, além de saber o que é post, você vai ver tipos e exemplos de posts, medidas para imagens de redes sociais e algumas dicas de criação!

Como desenvolvo temas para WordPress

Há diversas formas de se trabalhar com WordPress. Conheça minha metodologia de trabalho de criação e desenvolvimento com essa plataforma.

Dicas para reduzir custos na empresa

Você pode estar gastando mais do que deveria com site, e-mails e hospedagem. Reavalie seus gastos e saiba como reduzir custos na empresa (sem sair da linha).

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento