O que é post? Significado, tipos e medidas

Por aqui, além de saber o que é post, você vai ver tipos e exemplos de posts, medidas para imagens de redes sociais e algumas dicas de criação!

Por Fabio Lobo, publicado em 27/10/2020.

Você certamente já sabe o que é post, mas talvez esteja na dúvida em relação aos tipos e formatos de posts. Acertei?!

Seja em um blog ou nas redes sociais, as publicações são os elementos que atraem e fazem o publico interagir, conhecer, descobrir, se entreter, compartilhar etc.

Podemos chamar de post todo o conteúdo que é publicado na internet. E isso é um dos pilares essenciais nas estratégias de marketing digital.

O post, ou a publicação, pode ter vários formatos. Saber qual é o formato mais adequado para as plataformas fará total diferença nos resultados obtidos.

Sendo assim, é preciso conhecer os vários tipos, exemplos e medidas para não errar na hora de elaborar e publicar seu conteúdo.

A seguir você verá o seguinte conteúdo:

  • Qual o significado da palavra post;
  • Quais são os diferentes tipos de post, de blogs a redes sociais;
  • Quais são as medidas de imagens para posts e perfis nas mídias sociais;
  • Algumas dicas básicas para criar posts;
  • E respostas para perguntas comuns sobre o assunto.

Confira!

poste com anúncios colados; à frente o texto O que significa post?

O que é post?

Um post, ou uma postagem, é o conteúdo publicado em uma plataforma. Tal conteúdo pode ser em formato de texto, imagem, vídeo ou áudio – ou tudo junto. 

Como disse no início desse post (rá!), podemos dizer que todo conteúdo publicado na internet é um post.

Postar é fazer uma publicação de um conteúdo que foi previamente elaborado, em uma plataforma ou rede social, seja para entreter, atrair visitantes/leads/clientes, divulgar um produto, aumentar o engajamento etc.

A origem da palavra post, inclusive, tem a ver com postes. Sim, esses de iluminação e energia elétrica.

O ato de colar anúncios em postes ficou conhecido como postagem. A palavra foi abrasileirada já que “post” tornou-se uma palavra universal por causa da internet.

Tipos de posts

Existem várias plataformas e, para cada uma, uma grande diversidade de tipos de posts que podem ser utilizados em estratégias distintas.

Por exemplo: enquanto as publicações das redes sociais são, geralmente, mais focadas no entretenimento; os blog posts são mais utilizados para atrair leads, especialmente dos motores de busca.

Mas isso não é regra: você pode utilizar cada tipo de post da forma que bem entender. No entanto, é importante (e aconselhável) conhecer os principais formatos de postagem para elaborar suas estratégias de forma mais assertiva.

Veja, a seguir, as características e exemplos dos principais tipos de posts:

Blog posts

Os posts para blog são utilizados em diferentes formatos – as possibilidades aqui são quase infinitas.

As postagens desse tipo são muitos utilizadas em estratégias de Marketing de Conteúdo, onde os conteúdos são produzidos para atrair leads/clientes.

Os temas dos posts de blogs são, geralmente, diretamente ou indiretamente relacionados a área de atuação de uma empresa.

Os posts, dentro do Marketing de Conteúdo, procuram sanar dúvidas do público-alvo, com o intuito de atraí-los para o site e convertê-los em clientes.

Os blog posts também são bastante utilizados no Marketing Digital em geral, como para fortalecer o SEO do site, aumentar a conversão, fortalecer a marca e identidade da empresa etc. 

Podemos dividí-los em algumas categorias:

Post Evergreen

printscreen de post
Exemplo de post evergreen (Dicio)

Os posts evergreen, ou posts perenes, são publicações sobre assuntos que não perdem relevância e temas que estão sempre na moda. 

Essas publicações continuam atuais mesmo com o passar do tempo, o que acaba gerando visitas e resultados de forma constante – desde que estejam bem posicionados no Google e nos outros motores de busca.

Exemplos de conteúdo evergreen são posts assim:

  • Educativos e explicativos
  • Listas e checklists
  • Curiosidades e fatos históricos
  • Guias e tutoriais
  • Perguntas e respostas

Posts de Conversão

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Exemplo de post de conversão (Fabio Lobo)

São artigos desenvolvidos com o intuito de gerar vendas ou cadastros.

Esses posts são elaborados, geralmente, de forma persuasiva, apresentando vantagens e benefícios de um produto e serviço para o visitante com o objetivo final de convertê-lo.

Guest post

Os guest posts são muito utilizados em estratégias de SEO. O formato consiste em publicar um conteúdo em blogs de terceiros. 

Dessa maneira, é possível alcançar uma nova audiência além de ganhar links em sites que tenham relação e relevância para a empresa que está desempenhando a estratégia.

Post pessoal

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Exemplo de post pessoal (Lari Duarte)

Em blogs no formato “diário” há posts pessoais. Ou seja, não há uma estratégia de conteúdo – há relatos sobre o dia-a-dia de uma pessoa.

Porém, em alguns casos, até conteúdos de cunho pessoal podem ser monetizados. É o caso de blogs sobre viagem, onde quem escreve os posts conta suas experiências.

Post jornalístico

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Exemplo de post jornalístico (FDR)

Auto-explicativo, né?! Posts jornalísticos são notícias publicadas por sites de jornais e informativos.

Posts assim podem conter materiais complementares como entrevistas, estudos e gráficos.

Post de entretenimento

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Exemplo de post de entretenimento (O Vício)

Esse talvez seja o tipo de post mais abrangente. Inclusive, outros tipos de posts citados acima podem se enquadrar como post de entretenimento também.

Alguns exemplos:

  • Memes / piadas
  • Receitas
  • Look do dia
  • Análise de filmes, séries, músicas etc.
  • E por aí vai…

Web Stories

Web Stories é um formato de post elaborado especialmente para os usuários de dispositivos móveis.

O post é apresentado em formado de slideshow e sua navegação é bem parecida com a de stories de outras plataformas, como:

  • Facebook Stories
  • Instagram Stories
  • Whatsapp Status

Nesse formato é possível trabalhar com imagens, textos, animações, vídeos e áudios.

É um tipo de post bastante dinâmico e que apresenta mais visibilidade no Google Notícias e Discover, além da própria busca do Google em dispositivos móveis.

Quer um exemplo?

WEB STORY: 5 dicas infalíveis para acelerar seu site

Posts em redes sociais

printscreen de post
Exemplo de post em redes sociais (@amoviralata)

Como são os posts nas redes sociais mais utilizadas do momento?

Confira abaixo!

Post no Facebook

O Facebook (ainda) é a maior rede social do mundo, com um pouco mais 1 bilhão de usuários.

Os posts do Facebook são elaborados para gerar engajamento com usuários. Ou seja, quanto mais interessante for o conteúdo para determinado público, mais engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) ele terá.

Entre os posts que mais geram engajamento no Facebook, estão:

  • Citações
  • Perguntas
  • Notícias
  • Dicas
  • Vídeos
  • Imagens
  • Memes

As imagens e os vídeos costumam figurar entre as publicações que mais geram interação com os usuários.

Post no Instagram

O Instagram é uma rede social que permite que os usuários publique imagens (individuais ou carrosséis), vídeos e stories em seus perfis.

A rede social é muito utilizada e lá é possível encontrar influenciadores digitais, artistas e famosos interagindo com o público através de suas publicações.

Além de ser uma rede social focada na publicação de imagens, os vídeos têm 49% mais interação que fotos. Nesse quesito, os vídeos também ganham dos carrosséis por uma diferença de 19.4%.

O Instagram conta também com o IGTV, uma plataforma onde os usuários podem publicar vídeos que podem variar entre 10 a 60 minutos.

As lives, fotos de viagens e tutoriais são os tipos de posts mais populares na rede social.

Post no Twitter (tweet, ou tuíte)

No Twitter há, basicamente três tipos de posts que podem ser feitos:

  • Os tweets gerais, que são uma mensagem publicada que contém texto, fotos um GIF e/ou vídeo;
  • As menções (retweets), que são publicações diretas para um usuário de outra conta; e
  • Respostas (reply), que é quando um usuário responde outro.

A rede social foi responsável por popularizar as hashtags.

Post no Google

printscreen de post
Exemplo de post no Google Meu Negócio (Fabio Lobo)

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita criada para que empresas e negócios locais possam criar e gerenciar perfis de empresa que aparecerão nos resultados de buscas – principalmente no Google Maps.

Assim, as empresas podem aumentar suas relevâncias e atrair mais clientes.

Um dos recursos da plataforma permite que donos de negócios possam fazer posts em seus perfis.

As publicações foram permitidas como uma ferramenta para divulgar:

  • Promoções e descontos em geral
  • Produtos
  • Eventos
  • Novidades
  • E também um aviso sobre o Covid-19

Medidas para posts

Para que a qualidade de suas publicações não seja afetada, é preciso conhecer as medidas de posts das principais plataformas da web.

Veja a seguir algumas informações importantes:

Medidas para posts em blogs 

  • O tamanho das imagens destacadas deve ser de, no mínimo, 1200x675px (recomendação do Google) 
  • Não há um tamanho mínimo ou máximo para os textos. Estima-se, porém, que posts com menos de 300 palavras têm menos chance de ficar bem posicionado nas buscas.
    O plugin Yoast SEO recomenda mais de 900 palavras para posts de conteúdo importante.

Medidas para o Facebook 

  • Imagem de perfil para fan page: A imagem deve medir no mínimo 180×180. O Facebook redimensiona a imagem da seguinte maneira:
    • 170x170px em desktops
    • 128x128px em smartphones
    • 36x36px em thumbnails
  • Imagem de capa para fan page: A imagem deve medir no mínimo 400x150px (mas isso é muito pouco – considere, então, 820x312px). O Facebook redimensiona a imagem da seguinte maneira:
    • 820x312px em desktops
    • 640x360px em smartphones
  • Imagem em uma publicação: Aqui a coisa fica um pouco complicada. Veja:
    • Imagem: no mínimo 600x315px, sendo 1200x630px o recomendado
    • Link (post em blog, por exemplo):
      • Imagem retangular: 1200x628px é o recomendado
      • Imagem quadrada: 1200x1200px é o recomendado
      • Obs: você pode seguir a medida recomendada pelo Google para posts (1200x675px) – o Facebook irá adaptar a imagem na hora da divulgação
    • Imagem em destaque: 1200x717px é o recomendado
    • Imagem de evento: 1920×1080 é o recomendado

Medidas para o Instagram

  • Imagem de perfil: no mínimo 110x100px, sendo 152x152px o recomendado
  • Foto (post):
    • Imagens quadradas: no mínimo 612x612px, sendo 1080x1080px o recomendado
    • Imagens retangulares (retrato): 1080x1350px é o recomendado
  • Stories: no mínimo 600x1067px, sendo 1080×1920 o recomendado

Medidas para o Twitter

  • Imagem de perfil: 400x400px
  • Imagem de capa: 1500x500px
  • Imagem para postagem (tweet):
    • Uma imagem: 1200x675px
    • Duas imagens: 700x800px
    • Três imagens: 700x800px para a imagem da esquerda e 1200x686px para as imagens da direita
    • Quatro imagens: 1200x600px
    • Post com link: 1200x628px

Medidas para o Google Meu Negócio

  • Foto do perfil: 250x250px
  • Imagem de capa: 1080x608px
  • Fotos em geral: 720x720px
  • Postagem: 540x405px

Dicas básicas para criar posts

ilustração de pessoa escrevendo em uma folha gigante, com um lápis e um laptop igualmente grandes

Separei algumas dicas para criar posts nas principais plataformas da web.

Confira abaixo:

1. Dicas para criar posts profissionais em blogs

São 5 passos bem simples:

  1. O primeiro passo é escolher o tipo de post que você deseja publicar em seu blog. Se você já tem um planejamento bem definido para seu projeto, essa tarefa vai ser fácil.
  2. Escolha um tema para o post, e então faça uma pesquisa sobre o assunto em fontes confiáveis. Preferencialmente em sites e blogs que sejam autoridade sobre o tema.
  3. Em seguida, é preciso escolher a palavra-chave principal com a qual você deseja trabalhar. Faça um planejamento de como trabalhar essa keyword no post, de maneira que ela apareça em subtópicos e no decorrer do texto de forma natural.
  4. Utilize sinônimos da palavra-chave para aumentar a relevância do tópico no texto. E não se esqueça de adicionar imagens (e vídeos, se for o caso) para enriquecer o conteúdo do post.
  5. Em alguns casos, quanto maior for o texto, melhor será a sua relevância para os motores de busca. No entanto, nem sempre quantidade é igual qualidade. Procure adicionar informações que sejam realmente úteis para as pessoas que vão ler a publicação.

2. Como criar Web Stories

Introduzido pelo Google como uma nova forma de apresentar e descobrir conteúdo em seu motor de busca, milhares de sites e produtores de conteúdo independentes podem criar seus Web Stories de maneira fácil.

Na verdade, o Google indica algumas ferramentas de criação de stories, como: MakeStories, Newsroom AI e Plugin Web Stories para WordPress, que é o que eu uso.

Nada melhor do que utilizar uma Story para dar as dicas de como criar Web Stories, não é mesmo?!

3. Dicas para criar posts em redes sociais

Por fim, veja também algumas dicas para criar posts em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e afins.

1. Escolha um tipo de post

É importante definir os tipos de mídias que serão utilizados em suas postagens. Talvez você tenha mais trabalho do que imagina, mas terá mais retorno assim.

As imagens são campeãs nas redes sociais, seguida dos vídeos e, por fim, dos textos. Vídeos geram um grande engajamento tanto no Facebook quanto no Instagram.

2. Pense nos melhores dias e horários

Além disso, outro ponto a ser levado em consideração é o horário/dia em que a publicação será feita. Postar nos dias de semana pode trazer mais interações para sua publicação. 

O recomendado aqui é fazer testes em diferentes dias e horários para entender melhor os hábitos do seu público.

3. Resuma o conteúdo

O tamanho do texto vai variar de acordo com o teor da publicação. Mas lembre-se que em redes sociais menos é mais. Tente não utilizar mais do que 150 caracteres.

No caso de vídeos, a não ser que você esteja fazendo uma transmissão (live) ou uma explicação, é importante ser breve também.

Na correria do dia-a-dia, se você não for direto ao ponto e despertar o interesse do público em poucos segundos, seu seguidor vai procurar outra coisa para ver.

4. Use links só quando for necessário

Postagens com links podem reduzir o alcance de sua publicação no Facebook, então é preciso tomar cuidado com esse detalhe.

Infelizmente as redes sociais tendem a prender seus usuários para que eles não saiam de lá nem para dar uma olhadinha em outro site.

Então, tente colocar tudo o que for importante no seu post ou até mesmo no seu perfil.

5. Fale com o seguidor

Posts em redes sociais são naturalmente mais informais.

Claro, você não precisa criar conteúdos com gírias e memes (a não ser que faça sentido para o seu perfil – caso contrário é forçar a barra), mas precisa conversar com seu seguidor.

Para isso é preciso conhecer seu público-alvo, é claro.

Quando você fala a mesma língua que seu público, há uma identificação maior em relação ao seu trabalho. Isso gera mais engajamento (como curtidas e compartilhamentos) e conversão, que no final das contas é o que importa.

Créditos das imagens: Freepik e sites citados.

Revisão

Agora que você já sabe o significado de post e sua variedade de tipos, veja se não restou nenhuma dúvida!

O que é post?

Todo conteúdo publicado na internet é um Post, que pode ser encontrado em diferentes formatos.
Nesse texto mostramos os principais tipos de posts, com exemplos, medidas e algumas dicas.
O mais importante é que seu post seja original e agregue valor real para os usuários, seja com conhecimento ou entretenimento.

Como ganhar dinheiro criando posts?

Em blogs é possível monetizar posts utilizando sistemas como Google AdSense e programas de afiliados.
Em redes sociais, normalmente a monetização é feita através de patrocínios (empresas que compram posts em perfis).
Por fim, há também as profissões de redator e analista de mídias sociais – nesse caso o profissional cria posts para seus clientes.

Onde criar imagens para posts com a medida certa?

O ideal é que você utilize softwares ou apps específicos para edição de imagens, como o Adobe Photoshop. Há outras alternativas na internet como o Canva e o Adobe Spark Post.

A cópia dos conteúdos e trabalhos deste site não é permitida. Saiba mais clicando aqui!

Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

Como posso te ajudar hoje?

Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

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