Como aparecer no Google Meu Negócio

Saiba como cadastrar uma empresa no Google My Business. Aparecer no Google Meu Negócio te dá mais visibilidade nas buscas e no Google Maps – de graça.

Por Fabio Lobo, atualizado em 21/10/2020.

Aparecer no Google Meu Negócio, ou Google My Business, em uma pesquisa no Google é uma enorme vantagem diante da concorrência – essencialmente com SEO local.

A ferramenta gratuita garante aos usuários mais facilidade para encontrar informações da sua empresa nas buscas, principalmente enquanto acessam o serviço do Google Maps.

Isso é uma forma simples e prática de divulgação do seu negócio. Entretanto, é importante que você tenha um perfil otimizado para aparecer cada vez mais nos resultados das pesquisas.

Aqui você aprenderá como cadastrar empresa no Google Meu Negócio e usar o site de buscas a favor do seu empreendimento. Trago as seguintes informações nesse artigo:

  • O que é Google Meu Negócio e quais as vantagens
  • Como cadastrar uma empresa no Google My Business
  • Dicas para aparecer no Google
  • E respostas para algumas dúvidas comuns sobre o tema

Confira abaixo!

printscreen do google maps com um exemplo de empresa cadastrada no google

O que é Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio (Google My Business, em inglês) é uma ferramenta grátis para criar e gerenciar um perfil de empresa que aparece nos resultados das pesquisas do Google. 

Diretamente ligado ao Google Maps, essa ferramenta é uma maneira simples de conectar seu negócio ao público através do site de buscas. Se existe qualquer chance de conseguir clientes pelo Google, esta é uma das maneiras mais fáceis a se considerar.  

Além de informações de distância, funcionamento, horários de pico, contato e eventos futuros, os clientes ainda podem interagir com avaliações e conferir fotos do seu local.

Na melhor das hipóteses, você pode conseguir ser a primeira indicação nos resultados das pesquisas para palavras-chaves do seu nicho ou segmento.

Vantagens do Google Meu Negócio

Além da possibilidade de aparecer bem posicionado no resultado das pesquisas, quais são as vantagens de utilizar essa ferramenta?

Aqui eu te mostro uma lista com os principais benefícios. Confira:

Maior confiabilidade 

De acordo com o próprio Google, negócios cadastrados nessa ferramenta possuem o dobro de chance de serem considerados confiáveis por parte dos usuários. Isto porque se eles estão escolhendo um estabelecimento para ir, logicamente vão preferir aqueles que possuem mais informações disponíveis.  

Entretanto, é importante deixar claro que só criar o perfil não é suficiente. Minha dica pessoal é investir de verdade, adicionando boas fotos, informações claras, respondendo as perguntas dos usuários e adicionando eventos.

Quanto mais informações o consumidor encontrar, mais ele perceberá que sua empresa é confiável e organizada. O Google também entende dessa forma e pode, inclusive, aumentar a sua exposição nas buscas.

Mais acessos

Outro dado fornecido pelo Google é que as empresas no Google Meu Negócio recebem 35% mais cliques de acesso ao site que adicionam no perfil.

Então, se o seu empreendimento possui site próprio, é uma forma de atrair mais visitantes online. 

Além disso, as empresas que postam boas fotos dos seus produtos/serviços recebem 42% mais solicitações de rota no Google Maps. 

Maior alcance público

Se você cria um bom perfil do seu negócio, com informações e fotos atraentes, há uma possibilidade de sua empresa aparecer como primeira opção nos resultados das buscas.

Imagine só: um usuário no Google Maps pesquisar por “sorveteria” e receber como primeiro resultado o perfil da sua empresa, com fotos, informações e rota. É praticamente um outdoor virtual gratuito. 

Descobrir como as pesquisas levam ao seu perfil

Outra vantagem de usar esse serviço é que o Google permite que você acesse dados sobre os usuários que te pesquisaram e como fez a pesquisa. Entre as informações fornecidas estão:

  • Quantos cliques o site teve;
  • Quantos pedidos de rota foram solicitados (da casa do cliente até sua loja, por exemplo);
  • O que e como os clientes pesquisaram;
  • De onde são os clientes que pesquisaram;
  • Quantas pessoas ligaram para a sua empresa usando o telefone fornecido no Google Meu Negócio.

Como cadastrar uma empresa no Google My Business

São cinco passos simples para fazer um cadastro no Google Meu Negócio.

Mas além disso, vou dar mais detalhes sobre como fazer um cadastro realmente completo, com o necessário para sua empresa ter mais chances de ganhar destaque nas buscas.

Vamos lá?!

Passo 1: Cadastre a empresa

Acesse business.google.com e faça login na sua conta Google. Você já será levado a uma página de cadastro.

Tempo necessário: 5 minutos.

Siga os cinco passos abaixo para cadastrar sua empresa no Google My Business:

  1. Nome da empresa

    Digite o nome da sua empresa e clique em Criar uma empresa com esse nome. Na tela a seguir, confirme o nome da empresa e prossiga.printscreen de tela de cadastro do google meu negócio

    Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

  2. Categoria da empresa

    Em seguida, escolha uma categoria para a empresa. O Google tem uma lista de categorias pré-definidas, então você deve selecionar a que mais se aproxima da que você deseja. É possível adicionar outras categorias mais adiante.printscreen de tela de cadastro do google meu negócio

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  3. Endereço

    O próximo passo é responder se você tem ou não um endereço físico que as pessoas possam visitar, como um escritório ou uma loja. Se não tiver (caso você só atenda online, por exemplo), basta selecionar “não” e seguir em frente.
    Se você selecionar “Sim”, a seguir poderá cadastrar o endereço do local e uma área de cobertura, caso você faça entregas.
    Ao selecionar “Não”, você pode cadastrar uma área de atendimento. Pode ser uma área de cobertura para entregas ou os países que você atende.printscreen de tela de cadastro do google meu negócio

    Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

  4. Informações para contato

    A seguir, cadastre as informações de contato da sua empresa: telefone e site (é obrigatório apenas um dos dois). Se você não tiver um site, é possível utilizar a plataforma do Google para criar um bem simples.printscreen de tela de cadastro do google meu negócio

    Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

  5. Confirmação

    Após concluir as etapas, você deve cadastrar um endereço de correspondência. O Google enviará uma carta para esse endereço, e só assim você poderá confirmar que a empresa existe (e, então, seu perfil do Google Meu Negócio aparecerá nas buscas).printscreen de tela de cadastro do google meu negócio

    Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Mesmo que sua empresa ainda não esteja verificada (o que pode levar cerca de duas semanas), você pode completar seu perfil cadastrando mais informações.

Basta seguir os próximos passos!

Passo 2: Cadastre mais informações

printscreen de tela de informações do google meu negócio

Assim que você concluir os passos acima, verá o painel da sua empresa no Google My Business. O cadastro inicial foi apenas o básico – agora você pode inserir mais informações sobre seu negócio.

No menu lateral, clique em Informações. Por lá você pode cadastrar:

  1. Atualizar as informações que você já cadastrou no passo anterior;
  2. Adicionar horários de atendimento;
  3. Cadastrar produtos e serviços (vamos deixar isso para o próximo passo);
  4. Escrever uma descrição sobre a empresa;
  5. Adicionar uma data de abertura;
  6. Publicar fotos (vamos deixar isso mais para o final).

Então, utilize esse espaço para adicionar mais detalhes e deixar o perfil da empresa completo.

Passo 3: Cadastre produtos e serviços

printscreen de tela de produto do google meu negócio

Produtos: No menu lateral, clique em Produtos. Você poderá cadastrar todos os produtos de sua loja e criar um catálogo.

É possível adicionar um botão de compra, mas você precisa ter sua própria loja virtual (ou algum serviço terceirizado, como Mercado Livre) para isso. Assim, quando o visitante clicar em “Comprar”, irá para a página do produto.

printscreen de tela de serviços do google meu negócio

Serviços: Essa parte é mais simples. Ao clicar em Serviços no menu principal, você poderá cadastrar o nome de cada serviço prestado. Não há descrições ou imagens: apenas palavras-chave.

Além disso, na mesma tela, você poderá cadastrar outra categoria para o seu negócio.

Passo 4: Cadastre fotos

printscreen de tela de fotos do google meu negócio

Ao clicar em Fotos no menu do Google My Business você poderá publicar imagens do seu negócio – e até mesmo um vídeo.

  1. Vídeo: você pode postar um vídeo apresentando seu negócio;
  2. No trabalho: publique fotos do seu escritório ou loja, por exemplo;
  3. Equipe: uma apresentação do time da sua empresa passa uma impressão mais “humana” do negócio;
  4. Identidade: por fim, cadastre o logo e uma imagem de apresentação da sua empresa.

Imagens têm cada vez mais destaque nas buscas. Chamam a atenção, então despertam mais interesse. Use isso a seu favor!

Passo 5: Faça postagens

printscreen de tela de posts do google meu negócio

Assim como em uma rede sociail, é possível fazer posts no Google My Business. Tudo o que você escrever também vai aparecer no Google e é uma forma a mais de divulgar seu negócio. Então, mantenha seu perfil sempre atualizado!

Atualmente há seis tipos de postagens:

  1. Atualização da COVID-19: o isolamento mudou algo no dia-a-dia da sua empresa, como horários ou atendimento presencial? Informe seus clientes.
  2. Oferta: defina alguma promoção de produto ou serviço. É possível cadastrar uma data de início e uma de término.
  3. Novidades: chegou algum produto novo em sua loja? Poste sobre isso!
  4. Evento: você pode cadastrar um evento, com data de início e término.
  5. Produto: também é possível cadastrar um produto, de forma mais simples que no passo 3.

As postagens são bem simples. Normalmente você pode definir um texto curto, cadastrar uma imagem e um botão.

Passo 6: Compartilhe com seus clientes

printscreen de tela de início do google meu negócio

Quando sua empresa for verificada, na página Início de sua conta no Google Meu Negócio irá aparecer o box “Sua empresa está no Google”.

Você poderá ver um exemplo do seu negócio no Google Maps e na pesquisa comum do Google. Além disso, há a opção “Compartilhar Perfil da empresa”.

Mas não force a barra. Se você tem contato com seus clientes, pergunte se eles gostariam de deixar uma avaliação sobre seus serviços e produtos. Caso tenha uma resposta positiva, envie o link do perfil da sua empresa para que eles cadastrem um depoimento.

Assim você terá algumas provas sociais sobre seu negócio, o que atrairá ainda mais a atenção de quem está buscando no Google.

Passo 7: Acompanhe

printscreen de tela de estatísticas do google meu negócio

Diariamente acesse seu painel do Google My Business e veja se há novos depoimentos. Se você ativiou a opção de mensagens, não se esqueça de verificar também se há dúvidas para serem respondidas.

Além disso, na aba Insights, acompanhe os relatórios sobre buscas e exposição do perfil da sua empresa. Por lá você poderá ver estatísticas, e poderá interpretá-las para fazer edições ou criar postagens para aparecer no Google Meu Negócio ainda mais.

Dicas para aparecer no Google

Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio e como criar um perfil por lá, trago aqui as melhores dicas para otimizar o seu perfil e aumentar as chances de um bom ranqueamento. Veja:

1. Coloque o SEO em prática

Muitas pessoas pensam que o SEO (Search Engine Optimization) é um critério de otimização algorítmica que serve apenas para plataformas de produção de conteúdo. O que poucos sabem é que, quando bem trabalhado, o perfil do Google Meu Negócio pode funcionar de forma parecida.

Portanto, busque adicionar palavras-chave no seu perfil, links relacionados e qualquer outro método de SEO para alavancar posições no ranking de pesquisas. 

Escolha ainda fotos atrativas e eventos que tenham como título palavras-chaves de buscas relacionadas ao seu negócio. Por exemplo, se você tem uma sorveteria, fazer o evento “Dia do sorvete de chocolate” associa o termo “sorvete de chocolate” ao seu perfil no Google Meu Negócio. 

Desse modo, quanto mais rico em termos de pesquisa for o perfil, maiores são as chances de ele aparecer como 1º lugar dos resultados de uma busca orgânica no Google.

2. Cuide do seu perfil como se fosse uma vitrine

É importante que o Google e os consumidores vejam o seu perfil como algo bem cuidado, com as informações essenciais e, de preferência, bonito (ou no mínimo, organizado).

Por isso, atualize com certa regularidade, poste fotos bonitas e chamativas, coloque sempre informações sobre o funcionamento em feriados (se vai estar aberto e em quais horários). Tudo isso passa a impressão real e algorítmica de que o perfil é útil e ranqueável. 

3. Faça postagens com frequência

O Google Meu Negócio permite que você avise quando houver novas promoções ou novos serviços oferecidos.

Use a plataforma também como uma forma de comunicar sobre as novidades do seu empreendimento. 

4. Leia e responda as avaliações

Os usuários possivelmente vão fazer perguntas no seu perfil de negócio, portanto trate sempre de ler e responder.

Isso é entendido pelo Google como comprometimento e dá aos consumidores a sensação de confiança e responsabilidade.

5. Use as redes sociais

Lembre de adicionar no seu perfil de negócio todas as redes sociais da sua marca. Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter e por aí vai. 

Além de passar a ideia de que a marca é ativa online (a não ser que você tenha perfis parados, sem atualizações ou interações), todo compartilhamento nessas redes por parte do público também ajuda diretamente no ranqueamento.

Isto porque com a disseminação de conteúdos sob o nome da sua marca torna-se mais fácil para o Google entender que existe uma demanda de buscas. Mas lembre-se que o conteúdo nas redes sociais e no próprio Google precisa ser original e autoral.

6. Tenha seu próprio site

O Google My Business traz excelentes vantagens para divulgação e SEO local do seu negócio. Mas não altera em nada a importância de ter um site próprio.

Afinal, se você pretende vender produtos online, irá precisar de uma plataforma para isso, como um e-commerce. Se você realiza encomendas ou pedidos de orçamento online, também precisará de uma página própria para um formulário de pedido.

Ofereça uma solução completa para seus clientes (e clientes em potencial). Dependendo do seu segmento, você conseguirá converter vendas sem o cliente precisar ir até seu endereço – tudo online, graças a seu site e à divulgação no Google.

página inicial do Google Meu Negócio
Viu como é fácil aparecer no Google Meu Negócio?

Perguntas frequentes

Aqui você confere as respostas para as mais comuns perguntas sobre o assunto. Tire suas dúvidas! 

O que fazer se minha empresa não aparece no Google?

Se você criou o perfil, mas ele não aparece no Google Maps, na Pesquisa ou em qualquer outro serviço do Google, pode ser que tenha acontecido algum problema ou algo esteja faltando para concluir o perfil. Veja as alternativas:

  • Seu perfil de empresa não foi verificado. Confira neste link a lista de formas de confirmar sua ficha de empresa local no Google.  
  • Sua empresa não contém informações suficientes ou claras para surgir nas primeiras colocações dos resultados. Inclua dados corretos, completos e atualizados. 
  • Alterações constantes nas informações do perfil. O site de busca funciona com base em um sistema algoritmos, então é preciso entender que diante de alterações constantes, o resultado das pesquisas pode ser alterado. A edições geralmente podem levar até 3 dias para aparecer.
  • As informações comerciais vão contra as diretrizes da Google. Assim como toda empresa, existem regras que, quando violadas, podem levar a suspensão ou desativação da conta. Confira aqui a lista de diretrizes da empresa.

Consigo ter um email próprio com o Google Meu Negócio?

Mais ou menos. Há uma opção no menu chamada “Criar conta personalizada no Gmail”, que leva a outra solução do Google, o Google Workspace.

Nesse caso, as contas de e-mail são pagas, e você também deve ter um domínio (que também é pago) – mas se não tiver, o Google permite a criação de um durante o processo de criação de e-mail.

Preciso criar um site no Google My Business?

Não. Você pode linkar seu próprio site se já tiver um.

Mas se você precisar de um, ao criar uma conta o Criador de Sites do próprio Google coleta detalhes do Perfil de Negócios para gerar um site básico de forma automática e gratuita dentro do próprio sistema.

Após isso, você recebe a permissão de adicionar fotos e escolher detalhes do design para personalizar seu site do Google My Business de acordo com a sua empresa ou identidade visual.

Créditos das imagens: Google.

Revisão

Agora que você leu todas as dicas para aparecer no Google, veja se resta alguma dúvida sobre o cadastro no Google Meu Negócio!

Como cadastrar uma empresa no Google?

Para cadastrar uma empresa no Google basta acessar business.google.com e seguir os passos. O processo leva menos de cinco minutos, mas a verificação e aprovação do seu cadastro pode levar até duas semanas.

Quanto custa o Google Meu Negócio?

Absolutamente nada, nem um centavo. O Google My Business é uma ferramenta totalmente gratuita desde a criação do perfil até a atualização do mesmo.

Preciso ter um endereço físico para aparecer no Google Meu Negócio?

Não necessariamente, mas logicamente seu serviço não aparecerá com uma localização no Google Maps se não houver um endereço. De resto, o perfil aparecerá nos resultados das buscas de acordo com outras informações que não são da localização física/geográfica.

Como vender produtos no Google?

Não é possível vender produtos diretamente no Google. Você pode divulgá-los em seu perfil no Google Meu Negócio, mas é preciso ter uma plataforma de vendas, como sua própria loja online ou uma vitrine no Mercado Livre, por exemplo.

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Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

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