Quem somos: como criar a página Sobre em meu site?

Não sabe nem como começar a escrever o texto "Quem Somos"? Veja exemplos, modelos e ideias para criar uma página Sobre em seu site de maneira autêntica e criativa.

Por Fabio Lobo, atualizado em 30/07/2020.

Quem somos, Sobre ou About. Não importa o nome, o seu site precisa ter uma página dessas. Trata-se de um conteúdo institucional utilizado de sites a blogs para apresentar empresa, profissional ou autor.

Até aí tudo bem. Mas como criar e escrever essa página?

Antes de qualquer coisa, você precisa pensar sobre seu negócio e/ou sobre o seu público. Para quem está escrevendo? O que você quer que as pessoas saibam sobre você? 

A partir de então você verá:

  • Um passo a passo sobre como escrever o “Sobre nós”;
  • Dicas para criar uma página “Quem somos” que todo mundo vai querer ler;
  • Exemplos de páginas “About”;
  • E respostas para algumas dúvidas comuns.

Vamos em frente!

foto da escultura o pensador, de rodin

Como escrever o ‘Quem somos’?

Para algumas pessoas, é difícil até mesmo saber o que escrever primeiro. Normal.

Sim, é realmente difícil saber como começar um texto sobre você, sua empresa ou negócio. Confira alguns padrões abaixo, e sinta-se à vontade para escrever o conteúdo na ordem que você achar melhor!

1. Escolha um título

Apesar de ser comum usar expressões como “Sobre” e “Quem Somos” para o título dessa página, você pode escolher outro personalizado. Algumas empresas e vários profissionais usam o próprio nome, como eu mesmo fiz por aqui.

Ah, e apesar de estar no topo desse passo a passo, a escolha do título pode surgir apenas no final. Então, não se preocupe se bater um branco logo de início. Se isso acontecer, passe para os demais tópicos e depois volte para esse.

2. Apresente a história

Aqui começa a parte mais complicada para algumas pessoas. No entanto, não tem segredo: basta que você conte uma história sobre a empresa ou sobre como você chegou até ali.

Nessa introdução, explique como surgiu o negócio, quando isso aconteceu e através de quem. Também aproveite para apresentar a equipe, se tiver.

3. Aponte as características e diferenciais

Vai falar sobre você? Então, que tal explicar quais cursos você fez, quais experiências você tem no assunto e como surgiu a ideia do site ou blog?

Agora, se o texto é institucional, você deve abordar quais características te tornam único, diferenciando você dos concorrentes. Conte ainda suas conquistas e metas que deseja alcançar.

4. Venda seu peixe

Existem algumas diferenças entre os sites de acordo com o segmento que possui. Portanto, veja a seguir como se posicionar no Quem somos para vender seu trabalho!

4.1 Site institucional

Missão, Visão e Valores são os três pilares em um site institucional. No primeiro caso, é preciso escrever um texto explicando o porquê da empresa existir, qual o propósito dela e qual é o seu público-alvo.

Na Visão, você deve colocar todos os seus desejos a longo prazo para a empresa, para os seus clientes e/ou leitores, e para o mundo. É importante pensar em como seu negócio pode impactar a sociedade de forma global.

Os Valores são essenciais em textos institucionais, então pense bem ao redigi-lo. Neles, você pode escrever os princípios éticos e morais que vão influenciar os comportamentos de toda a empresa.

4.2 Loja virtual

Se você tem um e-commerce, deixe que seus clientes saibam sobre os produtos que estão adquirindo. Como eles são feitos? Por quem são produzidos? São artesanais ou industrializados?

Todas essas informações ajudam o cliente a entender melhor o funcionamento da empresa e, se bem redigido, pode acabar fisgando o leitor e o induzindo à compra.

4.3 Portfólio

Já se você tem um site para apresentar seu trabalho, é interessante expor todo o seu currículo profissional. Logicamente, a estrutura desse currículo não precisa ser a mesma que a versão do documento impresso.

Informe sua formação, seus trabalhos paralelos (se houver) e, se desejar, fale um pouco sobre as causas que você defende.

4.4 Blog

Esse tipo de segmento é bastante semelhante ao anterior, pois aqui você deve colocar as informações que provem a sua autoridade nos assuntos abordados no blog.

Por exemplo, suponha que você tenha um blog sobre emagrecimento. Nesse caso, você deve explicar no Sobre como você é especialista no assunto e toda a sua trajetória até se tornar um. 

4.5 Portal de conteúdo

Por último, mas não menos importante, o tipo portal de conteúdo. Nessa situação, você pode usar o espaço para explicar como funciona o processo criativo do site.

Quais são as etapas de produção do conteúdo? Explique cada uma delas conforme o trabalho realizado pela equipe.

5. Explique o logo

Ainda no Sobre, você pode explicar o logotipo da sua empresa. Utilize uma linguagem mais publicitária – de repente um storytelling.

Aponte o porquê do logo ter sido pensado do jeito que é e quais os significados, o conceito que ele possui para seu negócio. Com isso, você se aproxima ainda mais do seu público. 

6. Deixe informações de contato

Finalize o Sobre deixando disponíveis seus dados para contato, como as redes sociais e o e-mail.

Utilize esse espaço para divulgar o(s) endereço(s) de sua empresa, preferencialmente com um mapa interativo (como o Google Maps).

foto de um bloco de notas em branco com um lápis ao lado, e acima há uma lâmpada ilustrando uma ideia

Dicas para criar a página ‘Sobre’ perfeita

Quer criar uma página que faça as pessoas terem interesse de ler do começo ao fim? Confira essas dicas:

Use linguagem fluída

Esse texto pode ficar longo, então é melhor usar uma linguagem simples, objetiva e fluída.

Mas não confunda essas características com uma linguagem informal, que por sua vez não é apropriada na maioria dos casos. Tudo depende da imagem que você quer passar.

Aposte em conteúdo multimídia 

“Posso usar foto?” é uma pergunta comum com relação à criação dessa página. Sim, é totalmente bem-vindo o uso de fotos ou vídeos institucionais!

Então, está liberado usar uma foto sua ou da sua equipe, por exemplo, ou até mesmo imagens conceituais.

Use o Storytelling

Eu já falei que você deve contar sua história para o leitor/consumidor, mas de que forma isso deve ser feito? Bom, o Storytelling te dá um caminho a seguir.

Para quem não sabe, essa técnica é muito utilizada em áreas como Marketing e Publicidade. A diferença entre storytelling e “contar histórias” é que, nesse caso, a narração vira uma arte capaz de aproximar o usuário do profissional ou da marca.

Não precisa ser longa e nem conter termos difíceis – a história só precisa ser escrita de forma que consiga influenciar positivamente o público, emocioná-lo e inspirá-lo.

Fale sobre a equipe/time

Se sua empresa tem mais pessoas por trás de todo o processo realizado, você pode usar a página Sobre para apresentar sua equipe.

Caso o time seja pequeno, é possível colocar foto, nome, resumo profissional e as redes sociais de cada um. Se for um time grande, é melhor criar uma página à parte só pra isso.

Aposte em um design dinâmico

Que tal uma estrutura mais criativa para a página?

Você pode adicionar uma timeline, por exemplo, falando sobre datas importantes para a empresa, negócio ou sua carreira.

Se você utiliza o WordPress, com a ajuda do Gutenberg poderá utilizar colunas, imagens grandes, ícones e outros blocos que podem deixar a página sobre do seu site mais interessante visualmente.

Mantenha a página atualizada

Mantenha o Sobre atualizado com relação a datas, mudanças de equipe e qualquer outra informação que necessite de alteração com o tempo.

Dependendo do volume e constância de informações, cogite criar um blog institucional.

8 exemplos e modelos de página ‘Sobre’

Olhar outras páginas pode te inspirar a fazer o seu próprio texto. Confira algumas sugestões que separei para você!

“Sobre”: Empresa de consultoria

printscreen da página sobre a setting
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Setting Consultoria já inicia o Sobre com três perguntas para os seus possíveis clientes. Em seguida, começa explicando qual o objetivo da empresa e revela um pouco da história.

Descendo a página, temos Proposta de valor, Missão e Visão, além da relação dos Valores da equipe, como lealdade, espírito empreendedor e excelência na prestação de serviços. Por fim, eles personalizaram o espaço com vários depoimentos de clientes.

Repare que a estrutura tem um design bem dinâmico, que foi uma de nossas dicas acima.

“Quem Somos”: Loja virtual

printscreen da página sobre a magazine luiza
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O Quem somos da Magazine Luiza começa com três fotos que evidenciam a história, os funcionários e toda a equipe da empresa. No início do texto, uma frase define o negócio e apresenta de forma resumida o que é a Magazine.

A missão é introduzida juntamente com a história da empresa que segue a linha Storytelling, seguidas dos objetivos da loja e dos resultados alcançados ao longo do tempo.

A estrutura visual da página é bem básica, assim como seu conteúdo.

“Negócio”: Empresa de tecnologia

printscreen da página sobre a microcity
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Já o Microcity traz informações sobre a empresa de forma bem leve, usando infográficos que “quebram” o texto longo.

Com o conteúdo, você descobre a história do negócio e suas conquistas.

O uso das imagens torna a leitura menos cansativa, além de despertar a atenção do leitor.

“Sobre”: Blog

printscreen da página sobre o amo vira lata
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O Amo Vira Lata tem uma explicação bem completa sobre o que o leitor irá encontrar no blog.

Além disso, há um espaço dedicado para reforçar a importância do leitor procurar um profissional da área (no caso, um veterinário), já que nenhum post do blog pode substituir uma consulta.

Há também espaço para a equipe e meios de contato.

A estrutura da página é bem simples, com divisão por subtítulos e uso de listas.

“A Empresa”: Imobiliária

printscreen da página sobre a imobiliária
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Com o título “A Empresa”, a Imobiliária Freitas Godoi inicia o texto destacando o tempo de atuação na realização de negócios imobiliários. Também aponta os títulos e prêmios que ganhou.

A página continua evidenciando a atuação, os clientes, parceiros e profissionais que formam a empresa. Além de salientar os serviços que oferece.

Com uma estrutura minimalista, a página é bem “elegante”.

“Home”: Agência de marketing

printscreen da página sobre a combogó
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De forma bem objetiva, leve e descontraída, a Combogó Comunicação traz o Quem somos em formato de slides, utilizando a própria home para isso.

Com o auxílio de fotos, desenhos e infográficos, ela explica a origem, história, as Visões e a forma de trabalho desempenhada pela equipe.

Esse é um exemplo de página com estrutura bem dinâmica e interativa.

“Expediente”: Site de notícias

printscreen da página sobre a bbc
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O “Sobre a BBC” é uma página com todos os profissionais que formam a equipe desse jornal.

Alguns possuem fotos em suas menções, outros apenas contam com um resumo de suas biografias.

Nesse caso, a aposta para a página foi em uma estrutura básica, com texto e só.

“About”: Google

printscreen da página sobre o google
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É claro que o Google não poderia ficar de fora dos nossos exemplos, uma vez que a empresa possui um “About” bem completo. Lá, é possível conhecer os produtos, os compromissos e as histórias da multinacional.

Além disso, há espaço para um “Junte-se a nós”, “Nossos escritórios” e “Fale conosco”. Tudo isso bem organizado e distribuído em uma única página com links internos.

A página é bem dinâmica e organizada, e os conteúdos ficam em páginas com estrutura bem diferentes também.

Ainda tem dúvidas sobre como criar uma página ‘About’?

Calma, eu te ajudo! Separei algumas dúvidas comuns e respondi abaixo:

Posso ter um site sem uma página ‘Quem somos’?

Poder, até pode. Mas deveria? 

Bom, eu acho que não.

Algumas pessoas podem achar que essa página é dispensável, acreditando que ninguém abre esse conteúdo para ler. No entanto, isso não é verdade.

Além de deixar o site mais personalizado e organizado, o Quem somos pode orientar um cliente ou leitor a respeito do site visitado. Portanto, tire um tempinho para fazer o seu.

Posso copiar e colar o ‘About’ de um outro site?

Não!

Você até pode se inspirar na estrutura de um modelo de texto institucional, mas não copiá-lo. Essa página é muito pessoal e deve conter apenas informações referentes ao seu negócio, como sua história. 

Devo imprimir o conteúdo da página ‘Sobre’ do meu site?

Se a empresa funciona em um lugar físico e possui uma equipe, ter um manual do colaborador acaba sendo importante. Entre os tópicos desse manual têm-se o Quem somos com a Missão, Visão e Valores.

Claro, crie um documento específico para ser impresso em vez de imprimir a página diretamente do seu site.

Quais outras páginas meu site deve ter?

Além do Quem Somos, um site precisa ter uma página sobre Política de Privacidade. Para lojas virtuais, é importante ter uma página sobre Trocas e Devoluções e uma sobre Como Comprar.

Outras sugestões são Termos de Uso e Serviço, Fale Comigo, Depoimentos, Perguntas Frequentes e até mesmo uma de Clipping, ou Na Mídia, caso você queira mostrar quando e onde sua empresa foi citada.

Como criar uma página no WordPress?

No painel do seu WordPress, clique em “Páginas” no menu principal.

Se você acabou de instalar seu WordPress, verá que há uma “Página de exemplo”. É um modelo de página Sobre bem básico que você pode editar do seu jeito e publicar.

Para criar uma nova, ainda em “Páginas”, basta clicar em “Adicionar nova”.

Ainda preciso ter um site sobre minha empresa em 2020?

Sim, sem a menor dúvida.

Uma coisa importantíssima nos dias de hoje é ser dono do seu próprio conteúdo. Quando você utiliza redes sociais, você não é dono do que você mesmo publica.

Se você ficar dependendo do Instagram ou do Facebook, por exemplo, e se algum dia seu conteúdo for removido? E se as plataformas ficarem obsoletas? E se, de repente, tudo fica offline?

O site Always Own Your Platform tem alguns pontos importantes sobre o que eu estou dizendo. No geral, plataformas como redes sociais mudam e um dia a moda passa – seu site não. Ele será sempre seu, e do seu jeito.

Ah, e se você estiver precisando de um site, me avise!

Créditos das imagens: Freepik e e sites citados.

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

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Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

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