Temas grátis para WordPress: onde baixar e quais cuidados tomar

Quer baixar um template para WordPress mas está com o orçamento baixo? Confira algumas dicas de temas grátis para WordPress!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Se você já decidiu utilizar um tema pronto para WordPress, certamente já começou a pesquisar não só temas com o design ideal, mas também com um preço acessível. Agora, se sua escolha é utilizar temas grátis para WordPress, você terá várias opções – ao mesmo tempo em que elas serão limitadíssimas. Ué?!

Baixar um tema grátis de WordPress no “site errado” pode prejudicar seu projeto, sabia? Nesse post você vai saber por quê, e também saberá onde baixar temas grátis sem ter dores de cabeça.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

O que é tema para WordPress?

temas gratis para wordpress

O próprio WordPress vem com alguns temas pré-instalados – e eles são ótimos!

Antes de mais nada, é bom esclarecer esse ponto: “Tema” é um template para WordPress, ou seja: basicamente é o “visual” do seu site, blog ou loja virtual.

Um tema reúne o design, a programação, e até mesmo alguns plugins e funcionalidades – tudo isso pronto, bastando alguns cliques, configurações e personalizações para deixar seu site pronto.

Saiba mais: O que é template?

Sites para baixar temas grátis para WordPress

Em uma rápida pesquisa você vai ver que existem centenas de sites que oferecem temas grátis para WordPress para download. Então, certamente não há necessidade para um post assim, certo?

Bom, na verdade há duas coisas para você levar em consideração:

  1. O site de downloads de templates para WordPress é confiável? Isso é importante, pois você pode acabar baixando um tema com vírus. Falo sobre isso mais abaixo.
  2. Os templates funcionam bem? E isso não é só visual – não importa se o tema é bonitinho se ele não é responsivo, não tem o básico do SEO e se limita algumas funções do WordPress, por exemplo.

Se você fizer um filtro com essas duas coisas em mente, as opções caem drasticamente – tanto que, no momento, só recomendo dois sites: já os utilizei algumas vezes e sei que são confiáveis e que os templates não deixam a desejar. Espero que essa lista cresça com o passar do tempo.

Vamos lá?!

1. Diretório de temas do WordPress

A opção mais óbvia: o próprio WordPress tem um diretório com vários templates grátis para download. Alguns são realmente bons, principalmente os que são criados pela empresa anualmente (como o “Twenty Seventeen”), já outros são muito básicos e até mesmo meio obsoletos.

Então, faça um filtro e prepare-se para testar bastante!

Acesse: br.wordpress.org/themes

2. GT3Themes

Não tem muitas opções de temas grátis – na verdade só três –, mas são bons templates. Já fiz um trabalho com o tema para Portfolio e atendeu bem a demanda.

A empresa também oferece algumas opções de temas pagos, e alguns são bem baratos.

Acesse: gt3themes.com/wpcat/free-wordpress-themes

Não faça download de temas grátis para WordPress “pirateados” ou em sites suspeitos

Agora vamos falar sobre a parte ruim: por que você não deve baixar qualquer tema em qualquer site por aí?

Conforme disse no item 4 do post sobre segurança para WordPress, não baixe e instale templates e plugins pirateados. Isso irá comprometer a segurança do seu WordPress.

Só pra esclarecer: um tema pirata é um template pago que você encontra para download grátis em outro site. E assim como é perigoso baixar e instalar programas dessa forma em seu computador, seu WordPress também poderá ficar infectado com algum vírus.

Então, fica o aviso: se você está buscando sites para download de temas grátis para WordPress, pesquise também para ver se o site é confiável e se os templates não são pirateados. Além de poder infectar seu WordPress, você está prejudicando o trabalho de alguém. E outra: um tema pronto para WordPress nem é tão caro assim!

Mais opções de templates para WordPress

Já fiz alguns posts sobre o assunto por aqui. Até mesmo separei por tipos de projetos:

As indicações, nesse caso, são de temas pagos para WordPress. Há várias opções de preços, e por serem pagos são bem melhores que os gratuitos, claro.

E você, tem sugestões de sites confiáveis com temas grátis para WordPress? Deixe sua indicação nos comentários!

Como instalar um tema para WordPress

A instalação de tema para WordPress é bem simples. Confira no site do próprio WordPress: Instalando temas para WordPress.

Porém, configurar um tema para WordPress pode ser bem complicado: tudo depende do tema que você escolheu, da documentação dele, de suas necessidades e tudo mais. O ideal é que você escolha um template que não precise de nenhuma alteração: só inserir seu logo e seu conteúdo e pronto!

Precisando de ajuda? Fale comigo!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Temas grátis para WordPress: onde baixar e quais cuidados tomar.

Comente!

Espaço reservado para comentários sobre o post. Se você deseja um orçamento, entre em contato.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também tenho uma agência digital, a ANDALE!, e sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.