Apresentação da empresa: como montar?

Confira dicas, exemplos e modelos prontos para montar uma apresentação da empresa para diferentes fins: carta, e-mail, reunião, palestra e mais!

Por Fabio Lobo, publicado em 01/12/2020.

Apresentar o próprio negócio é um grande desafio para qualquer empreendedor ou gestor. Saber montar uma boa apresentação da empresa é essencial para conquistar novos clientes, novos parceiros ou atrair investidores. 

No entanto, muita gente não sabe nem por onde começar, muito menos o que colocar em uma apresentação.

Responsável por introduzir a empresa e mostrar seus diferenciais em relação aos concorrentes, essa apresentação pode ter diferentes objetivos. Afinal, você pode precisar de uma apresentação por e-mail, para palestras, para reuniões etc.

Algumas dúvidas comuns sobre o assunto são:

  • Para que serve uma apresentação da empresa?
  • Quais são as vantagens de uma apresentação comercial?
  • O que colocar em uma apresentação empresarial?
  • Quais são os tipos de apresentação que uma empresa pode fazer?
  • Como apresentar minha empresa?

Se você tem uma dessas dúvidas, talvez este texto te ajude!

A seguir, veja o que é e qual é a importância de criar uma boa apresentação para seu negócio. Além disso, vou dar algumas dicas sobre o que colocar e como montar uma apresentação para a sua empresa.

profissional fazendo uma apresentação da empresa com gráficos; à frente, o texto Apresentação para empresas

Apresentação da empresa: pra que serve?

Em suma, a apresentação da empresa é como um currículo turbinado. Nela o interessado (um cliente, prospect, possível investidor etc) pode visualizar as principais informações relacionadas ao negócio.

Diferente da página “Quem Somos”, onde a empresa conta sua história, missão, valor e objetivo, a apresentação da empresa tem um apelo mais comercial.

Então, as informações devem ser introduzidas para gerar uma ação, seja para fechar parceiras, adquirir novos clientes, realizar vendas, captar leads ou estimular um evento.

Ou seja, quem vir a apresentação deverá se interessar pelo negócio, pelos serviços ou produtos comercializados pela empresa. Para que isso seja possível, a apresentação deve conter informações importantes escritas de forma que prenda a atenção de quem a estiver visualizando.

Esse é um recurso muito importante, indispensável para alguns segmentos. Afinal, uma boa apresentação é capaz de agregar valor à marca e fazer papel de vendedor para a empresa.

Por outro lado, uma má apresentação pode fazer com que leads desistam de fazer negócios com a empresa.

Vantagens de uma boa apresentação

De fato, saber montar corretamente a apresentação da empresa terá impactos positivos do futuro do negócio.

Então, uma boa descrição do que um negócio faz, realçando seus serviços e produtos e destacando seus principais benefícios, será essencial para passar a confiança e credibilidade da empresa para os interessados.

Assim, as principais vantagens são:

  1. Ajuda a “vender o peixe”;
  2. Pode ser divulgada e distribuída de várias formas, como e-mail ou carta de apresentação;
  3. Reforça a identidade visual da marca;
  4. Ajuda a pautar todos os materiais de comunicação;
  5. É extremamente útil para reuniões e palestras.

Como começar a montar uma apresentação?

Seja por carta, e-mail, apresentação ou uma reunião, o empreendedor precisa acreditar no seu negócio e, por fim, conhecê-lo completamente para, então, poder vendê-lo para outras pessoas.

Sendo assim, antes de começar, reúna as seguintes informações sobre seu negócio:

  • Quando, como e por que a empresa foi fundada;
  • Missão, visão e valores;
  • Quais são todos os meios de comunicação;
  • Detalhes de produtos e serviços;
  • Clientes atendidos;
  • Materiais de identidade visual;
  • Casos de sucesso;
  • Publicações ou citações na mídia ou imprensa.

Em seguida é preciso delegar a tarefa de criação da apresentação para o designer ou departamento de marketing da empresa. Afinal, o projeto deve ser minimamente profissional.

Você pode tentar colocar a mão na massa e utilizar o Power Point ou o Canva, por exemplo, criando algo do zero ou a partir de modelos prontos. Claro, tudo depende do formato de apresentação desejado.

Contudo, se você não tem experiência com design e redação, o resultado final pode ser bem amador tanto em estética quanto em técnicas.

Mas é importante organizar um roteiro e selecionar o que deve ser inserido no documento. Em outras palavras, nem tudo que está na lista acima vai ser utilizado na apresentação. Muita coisa só vai ajudar a dar um norte.

Certamente com as informações acima que você reuniu o trabalho será bem mais fácil do que parece.

Assim, seguindo as dicas abaixo você será capaz de montar a apresentação de sua empresa de forma fácil e dinâmica.

O que colocar em uma apresentação da empresa?

Em suma, a ideia é fazer uma descrição comercial da empresa e apresentar os serviços ou produtos realçando os principais diferenciais.

Então, nesse documento é importante mostrar o que torna a sua empresa única e quais são as soluções que ela traz.

Mas a descrição tem que ir direto ao ponto! Ou seja, ser sem rodeios para manter a atenção e o interesse de quem estiver visualizando-a.

Se você quer algumas dicas, veja abaixo o que colocar em sua apresentação:

1. Explicação sobre o negócio

O início da apresentação é responsável por fazer com que o leitor continue lendo ou não. Então, essa é uma das partes mais importantes do documento.

Por isso é preciso ir direto ao ponto e dizer:

  • Quais são as atividades exercidas pela empresa;
  • Área de atuação;
  • Quais são as soluções oferecidas pelos produtos ou serviços;
  • Principais vantagens em relação aos concorrentes; e
  • Como a ideia surgiu.

Mas não faça algo engessado, seguindo exatamente a ordem dessa lista. Dependendo do seu segmento, um ou dois parágrafos serão o suficiente para essa parte.

Lembrando que essa é uma introdução para prender o interessado. Assim, a parte mais detalhada virá nos próximos tópicos.

2. Produtos e Serviços

Descrever os produtos e serviços oferecidos costuma ser o maior desafio na hora de montar uma apresentação da empresa.

Mas não tem segredo: Mostre para as pessoas o que a sua empresa vende e por que vale a pena fechar negócio com vocês.

Dessa forma, explique os valores que os produtos ou serviços agregarão na vida dos consumidores, clientes ou parceiros. Por exemplo, você pode explorar os elementos que compõe o serviço como um todo:

  • Equipe
  • Logística
  • Benefícios
  • Diferenciais
  • Preços
  • Qualidade
  • Atendimento ou suporte oferecido

E por aí vai!

3. Gráficos e estatísticas

Números geram bastante credibilidade, então é imprescindível apostar em gráficos e estatísticas na hora de montar a apresentação do negócio.

Mas é importante que os números não sejam inventados – e que isso seja evidente.

Por exemplo, se você diz que 95% dos clientes estão satisfeitos com os serviços ou produtos adquiridos, qual é o embasamento? Foi feita uma pesquisa de satisfação ou algo do tipo?

Quando há uma fonte para as estatísticas, a informação passa a ser mais interessante ainda. Além disso, fica mais confiável, é claro.

Por fim, utilizar gráficos pode ser atraente já que exige menos tempo do leitor para absorver as informações apresentadas. Mas certifique-se de que os gráficos estão intuitivos ou, ao menos, bem explicados.

4. Depoimentos

Utilizar alguns depoimentos reais de clientes vai agregar mais valor a apresentação.

Afinal, muitos buscam depoimentos e opiniões de outras pessoas que utilizaram um serviço ou produto. Assim como estatísticas, testemunhos são uma prova social que podem ser determinantes para seu negócio.

Portanto, inserir comentários de clientes que já utilizaram seus produtos e serviços vai inspirar mais confiança e credibilidade para sua empresa ao passo que dá exemplos práticos das vantagens oferecidas pelo seu negócio.

Assim, esse recurso torna-se uma forma de influenciar a tomada da decisão do cliente em potencial.

Por exemplo, utilizo depoimentos de clientes em meu site para dois fins:

  1. Apresentar opiniões sobre meus trabalhos
  2. Mostrar avaliações de meus atendimentos

5. Identidade visual

Como disse mais acima, a apresentação da empresa é um reforço para sua identidade visual. Ademais, como você já deve estar cansado de saber, identidade visual é coisa séria.

Ainda assim, é preciso aplicar estratégias que podem mudar dependendo da forma que a apresentação será feita.

Em e-mails, por exemplo, a dica é posicionar o logo no início e no fim da apresentação.

Em uma carta de apresentação, o logo pode ser utilizado tanto no envelope como no final do documento.

Por outro lado, em apresentações de PowerPoint o logotipo pode estar posicionado sempre no topo ou no rodapé da página. Mas só se for discreto o bastante para não deixar o visual carregado.

Além disso, seguir boas práticas do uso da tipografia, como legibilidade e leiturabilidade, também é muito importante.

Utilizar as fontes e cores relacionadas à sua marca fortalecem o branding, é claro. Mas é imprescindível fazer estudos de contraste e acessibilidade para que todos consigam ler seu material sem dificuldades.

Dicas para montar uma apresentação da empresa

Como você deve ter percebido, a apresentação da empresa deve ser dinâmica e versátil já que ela pode ser utilizada em diversas ocasiões. Assim, o documento deve ser apresentado de formas distintas nos diferentes meios de comunicação.

Veja a seguir algumas dicas para montar uma apresentação em alguns dos principais meios:

Apresentação por e-mail

printscreen de apresentação por email
  • O assunto do e-mail deve ser curto e chamativo, já que é a primeira informação que será visualizada pelo destinatário. Caso não seja um título interessante, a apresentação correrá sérios riscos de não ser visualizada.
  • Não “enfeite” muito seu e-mail. Quanto mais simples, menos comercial e mais pessoal vai parecer. Assim, o e-mail não fica parecendo ser só mais uma mensagem automática.
  • Utilize uma comunicação leve, fácil de ler e que tenha relação com o público-alvo.
  • Não utilize anexos pesados e nem muitos links, visto que isso pode comprometer a entrega do e-mail ao destinatário.
  • Além disso, utilize ferramentas próprias para disparos de e-mail em massa, como o Sendy. E jamais envie e-mails para várias pessoas em cópia!
  • Vá direto ao ponto. Mostre resultados, diferenciais e como sua empresa poderá ajudar a solucionar os problemas existentes em sua área de atuação.
  • Adicione o logo da empresa no fim e no início do corpo da mensagem. O intuito é que a marca se mantenha na mente do leitor.
  • Por fim, dê uma atenção especial à assinatura, que quando bem construída agrega valor a mensagem, tornando-a mais séria. Deixe os meios de contato bem visíveis, a fácil acesso.

Modelos e referências

É possível encontrar modelos prontos de e-mail marketing e newsletters em sites como TemplateMonster, Canva e BEE Free.

Além disso, veja abaixo a apresentação do e-mail que criei para o exemplo acima!

ASSUNTO: [Nome], você tem um minuto?

MENSAGEM:

Olá, [Nome]! Tudo bem?

Estou entrando em contato porque você assinou minha newsletter. Obrigado!

Conforme pode ver em meu site, ofereço serviços digitais com ênfase em:

  • [lista de serviços]

Sua empresa está precisando de melhorias em alguma dessas áreas? Se sim, me comprometo a prestar uma consultoria gratuita para te apresentar minhas soluções e também os próximos passos para impulsionar seu negócio.

Será que podemos marcar um call essa semana? Pode ser algum outro meio de comunicação de sua preferência.

Qualquer coisa me avise!

Até breve,

[assinatura]

Apresentação por carta

algumas dicas de apresentação por carta
Créditos: Imagem por Theresa Chiechi para post no site The Balance
  • Comece falando das soluções que sua empresa oferece. Utilize subtítulos e listas para organizar as informações e facilitar a leitura.
  • Apresente os diferenciais e outros fatos interessantes sobre a empresa, mas sem se estender demais. Hoje em dia todo mundo tem pressa!
  • Adicione uma lista com os clientes mais importantes e conhecidos. Isso agregar valor à carta.
  • Aposte em parágrados curtos e que sejam agradáveis de ler.
  • Ofereça uma apresentação pessoal em seu escritório ou no endereço do cliente, por exemplo.
  • Por fim, adicione as informações de contato. Um QR Code estratégico pode facilitar bastante o contato.

Modelos e referências

Nos sites Canva, Adobe Spark e no próprio Office.com você irá encontrar modelos prontos para cartas de apresentação.

Além disso, no site The Balance Carreers há várias dicas e modelos para baixar.

Apresentação para portfólio

printscreen de apresentação para portfolio
Créditos: SlideTeam
  • Se você for um profissional, conte um pouco da sua história e de sua formação (cursos realizados, experiência profissional e acadêmica etc).
  • Destaque seus diferenciais em relação aos concorrentes, e mostre quais são as vantagens e benefícios dos seus serviços.
  • A apresentação deve ser rápida e funcional. Então, passe todas as informações necessárias de maneira bem resumida.
  • Cite casos de sucesso. Utilizar elementos visuais pode ser uma estratégia interessante, como números e estatísticas.
  • Lembre-se de que o foco de um portfolio é apresentar trabalhos. Então, a apresentação da empresa deve ser breve.

Modelos e referências

Além dessa lista que fiz com dicas e referências para portfolios, recomendo para quem quer modelos prontos: ThemeForest, Canva e Envato Elements.

Por fim, no Criar Portfolio há várias dicas para quem quer montar um portfolio.

Apresentação para palestras

Combo: Um exemplo de apresentação de palestra que explica como fazer uma apresentação por e-mail.
  • Comece a palestra com uma frase de efeito que resume o que sua empresa faz para resolver os problemas das pessoas ou de outras empresas.
  • Em seguida, mostre dados e informações importantes que comprovam o sucesso do negócio.
  • Apresente os diferenciais de forma clara e objetiva. A ideia é apresentar a empresa de forma que desperte o interesse de quem estiver assistindo a palestra.
  • Reforce a solução original do negócio e faça um convite para uma reunião presencial. Coloque-se à disposição para demonstrações e tirar dúvidas.
  • Ao utilizar slides, lembre-se de apresentar as informações de forma limpa e clara. Dê preferência a listas com três a cinco frases curtas.

Modelos e referências

Nos sites TemplateMonster, Canva e Adobe Spark há modelos prontos para apresentação em PowerPoint, Keynote, Google Slides e mais.

Além disso, recomendo dar uma lida no blog da SOAP. Lá você encontra ótimas dicas.

Apresentação para reuniões

printscreen de apresentação para reunião
Créditos: SlideTeam
  • Antes de mais nada, pontualidade é um dos pontos principais em uma reunião. Chegue no horário combinado!
  • Você deve ter na ponta da língua o que o seu negócio faz e quais são os principais diferenciais da empresa. Mas explique essas informações em no máximo 2 ou 3 minutos.
  • Esteja preparando para questionamentos. Por isso é muito importante conhecer profundamente as soluções que a empresa oferece e como isso pode ajudar os possíveis clientes, ou como essas soluções podem despertar a atenção dos possíveis investidores.
  • Apresentar números e casos de sucesso é outro fator importante, principalmente se a reunião for realizada com clientes em potencial.
  • No caso de a reunião ser para prospecção de investidores, apresentar dados financeiros é um fator determinante.

Modelos e referências

Tudo depende do tipo de reunião que você vai fazer – e como irá apresentar.

Sendo assim, recomendo ver os modelos e referências que passei nas dicas anteriores. Afinal, você encontrará opções para slideshows, portfolios, documentos impressos e digitais.

Apresentação para site institucional

Exemplo de apresentação em vídeo
  • Antes de tudo, faça um planejamento. Isso vai te ajudar a saber quais páginas e seções seu site deve ter.
  • Crie páginas com parágrafos curtos, listas, depoimentos e gráficos.
  • Uma apresentação em vídeo na página inicial faz toda a diferença. Como no vídeo acima, por exemplo, em um minuto o visitante saberá o que fazer.
  • SEO e marketing de conteúdo são essenciais. Crie posts com temas relacionados aos seus serviços e produtos, assim você pode ter uma apresentação rápida em cada texto.
  • Tenha um layout com design profissional, respeitando a identidade visual da empresa. Apresentação também é visual, e a primeira impressão é a que fica.

Outros tipos de apresentação

Por fim, separei algumas dicas curtas para outros tipos de apresentações. Espero que ajude!

  • Apresentação para investidores: Mostre números que possam ser comprovados. Evite assuntos longos, e jamais tente “enrolar” os presentes. Além disso, não passe a impressão de que você está com dúvidas ou que faltou alguma informação. Então, revise várias vezes!
  • Apresentação por vídeo: Quanto mais curto o vídeo for, mais direto será. Acima de tudo, o mais importante é prender a atenção do telespectador nos primeiros cinco segundos.
  • Apresentação para WhatsApp: A comunicação é semelhante à dos e-mails. Envie uma mensagem completa de uma vez só, mas seja breve. Tente focar apenas em mensagens de textos, a não ser que o interessado demonstre interesse em ver um vídeo ou imagens.
  • Apresentação para redes sociais: Vídeos e carrosséis de imagens geram mais interação. Seja breve, didático e convincente. Afinal, ninguém quer ler textões!
  • Apresentação por telefone: Fale frases curtas, com pequenas pausas para perguntar se o interessado tem dúvidas. Não seja insistente – falar que a pessoa está perdendo uma ótima oportunidade é o mesmo que chamá-la de burra. Se ela quiser encerrar a ligação, respeite sua escolha.

Lembre-se: Não faça SPAM. Se seu contato não foi autorizado ou solicitado, é SPAM. E se você estiver usando dados idevidamente, poderá se dar mal com a LGPD.

Créditos das imagens: Freepik e sites citados.

Revisão

Agora você já tem uma ideia melhor de como montar uma apresentação comercial da sua empresa. Se tiver alguma dúvida, veja se a resposta está abaixo ou deixe seu comentário!

O que uma apresentação empresarial deve ter?

Uma apresentação precisa ter uma explicação sobre o negócio, detalhes sobre serviços ou produtos, estatísticas e depoimentos. Além disso, a apresentação deve seguir a identidade visual do empreendimento.

Qual programa usar para montar uma apresentação da empresa?

Depende do tipo de apresentação. Se for em slides, o PowerPoint costuma ser a melhor opção. Para a criação de artes digitais ou impressas, há o Photoshop. Já o Canva pode ser utilizado para todas as opções.

Apresentação e portfolio são a mesma coisa?

Mais ou menos. Um portfolio é um tipo de apresentação – nesse caso, de trabalhos. Ou seja, o objetivo principal de um portfolio é apresentar trabalhos realizados por um profissional ou empresa.

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Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

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