WordPress: Tema pronto ou exclusivo? Veja prós e contras

Não sabe a diferença entre um tema pronto (ou premium) para WordPress e um exclusivo (ou próprio), feito na medida para seu projeto? Confira!

Por Fabio Lobo, publicado em 19/01/2021.

Se você utiliza o WordPress, certamente já teve a dúvida sobre qual tema usar. Entre um tema pronto e um exclusivo, as diferenças podem ser gritantes. Mas o que vale mais a pena?

Escrevi esse texto para responder dúvidas como essas:

  • Vale a pena comprar um tema para WordPress ou é melhor mandar fazer um?
  • Um tema feito sob encomenda é melhor que um pronto ou vice-versa?
  • Como saber qual tipo de tema é o ideal para mim?
  • Ou ainda: Afinal, o que é um tema para WordPress?

Se identificou com alguma dessas perguntas? Então siga em frente!

imagem cortada ao meio, mostrando uma sala de estar pronta à esquerda e em construção à direita; à frente, o texto Tema Pronto Ou Feito Do Zero?

Tipos de temas pagos para WordPress

Primeiramente, você já deve saber o que é um tema para WordPress, certo? Caso contrário, um resumão:

Um tema, também chamado de template ou modelo, é a “cara” do seu site. Ou seja, é o que o visitante irá ver quando acessar sua página.

O WordPress em si fornece as ferramentas necessárias para administração e atualização do seu site. O tema reúne todas essas informações cadastradas no WP e as exibe para o visitante.

Se quiser mais detalhes, veja esse texto aqui!

Há alguns tipos diferentes de temas para WordPress. Em um contexto mais abrangente, são dois tipos:

  • Tema pronto: é o modelo que já está pronto, podendo ser instalado e adaptado para seu site. O tema pronto pode ser pago ou gratuito.
  • Tema exclusivo: é o tipo de template que foi encomendado. Ou seja, foi feito do zero de acordo com as necessidades do cliente.

Entretanto, há diferenças significativas entre esses dois tipos. Vou falar mais sobre isso abaixo.

Tema pronto (ou tema premium)

printscreen do tema newspaper
Newspaper: um dos temas mais populares (e pesados também)

Um tema pronto pode ou não ser premium, na verdade. Alternativa aos temas grátis, os temas premium têm mais destaque por serem altamente customizáveis.

Inclusive, muita gente acha que esse é o único tipo de tema para WordPress. Então, é como se fosse preciso adquirir um tema (pago ou grátis) e depois editá-lo para que o site fique do jeito desejado.

Não é assim que funciona, porém. Um tema pronto é uma alternativa rápida e de baixo custo, portanto é mais popular. Mas também é possível desenvolver um tema “do zero”, sem depender de outro template pronto.

Assim sendo, optar por um modelo pronto pra usar tem seus prós e contras.

Vantagens

  1. Baixo custo: mesmo que você precise contratar um profissional para fazer a instalação, sai muito mais barato trabalhar com um tema pronto em vez de encomendar um tema próprio.
  2. Entrega rápida: como já está tudo pronto, você pode ter seu site no ar em poucos dias (ou até no mesmo dia).
  3. Opções variadas: com um pouquinho de paciência e pesquisa é possível encontrar o tema ideal para o que você precisa.
  4. Multi-propósito: além da variedade de templates prontos, você pode adquirir um tema multipurpose, que atende vários nichos e permite diversas customizações.
  5. DIY: por fim, uma das grandes vantagens é poder fazer seu próprio site sem precisar contratar ninguém pra isso.

Desvantagens

  1. Falta de orientação profissional: sem o acompanhamento de um designer ou desenvolvedor WordPress, o resultado final do seu site pode ser bem amador. Excesso de plugins, falta de cache, UX comprometida e por aí vai.
  2. Cópia da cópia: ao usar um tema pronto em seu WordPress, você corre o risco de ter um site exatamente igual ao de várias outras pessoas. Principalmente se for um modelo popular, como o Newspaper, que já foi comprado por mais de cem mil pessoas.
  3. Incerteza com atualizações: temas prontos recebem atualizações constantes. Isso, por um lado, é bom – mas também pode ser um pesadelo e causar erros de incompatibilidade com o WordPress e plugins. E se o tema parou de receber atualizações, então, pior ainda!
  4. Pirataria: pra piorar, essa parte pode ser dividida em dois subitens:
    • Tema pago vendido como grátis: se você achar um tema pago sendo distribuído de graça em algum site, não baixe de forma alguma. As chances de o tema estar infectado com malware são gigantescas. Baixe sempre em sites confiáveis.
    • Tema pronto vendido como exclusivo: muitos “profissionais” da área prometem um tema exclusivo para o cliente, mas na verdade revendem temas prontos com algumas customizações. Isso é literalmente uma roubada. Desconfie de serviços baratinhos.
  5. Difícil de otimizar: não importa o que você faça, um tema pronto sempre vai ser mais pesado que um tema encomendado. Principalmente se o tema for multipurpose – nesse caso, devido a grande quantidade de recursos, é quase impossível de obter uma nota boa no Google PageSpeed.

WEB STORY: 5 coisas que deixam o WordPress lento

Onde comprar?

Minha recomendação é o catálogo da Themeforest, que tem uma bela variedade e os temas mais populares costumam ser frequentemente atualizados.

Mas se você prefere começar com um tema grátis, opte pelo catálogo do próprio WordPress.

Se quiser ajuda, aqui tem uma seleção dos melhores temas para WordPress, tudo categorizado.

Tema exclusivo (ou tema próprio)

printscreen de duas versões da home do meu quinto site
Algumas versões do tema do meu site.

Um tema exclusivo ou próprio é como o nome já diz: é um template feito sob encomenda, do jeito que você quiser.

Aliás, melhor ainda: é um template feito na medida para o seu negócio. Afinal, pode haver uma diferença entre o que você quer e o que é ideal – ou seja, entre seu gosto pessoal e o que funciona de verdade.

Ao encomendar um tema próprio para o WordPress do seu site, o profissional contratado irá te orientar sobre as melhores práticas. Bom, pelo menos deveria ser assim – essa é a forma como eu trabalho, por exemplo.

Entretanto, há “profissionais” que só obedecem ordens, alguns só copiam outros sites e ainda há quem não cumpra prazos. Sem dúvida lidar com profissionais de uma área sem regulamentação como esta pode ser uma dor de cabeça.

Vantagens

  1. Identidade visual: quando um site é feito do zero, o designer irá seguir a identidade visual de sua empresa (ou criar uma, caso ainda não tenha).
  2. Ferramentas personalizadas: em vez de atolar seu WordPress com plugins (ou gambiarras) para cada necessidade, o tema é desenvolvido com tudo o que seu site precisa. Mas sem reinventar a roda, é claro.
  3. Consultoria profissional: um profissional qualificado irá te orientar sobre cada etapa do projeto, expondo sua visão e experiência profissional na área. Assim sendo, você evita desperdício de tempo e dinheiro.
  4. Não se preocupe com atualizações: um especialista WordPress desenvolve o tema utilizando somente a API do WP, garantindo que o tema irá funcionar por muito tempo sem precisar de atualizações frequentes, por exemplo.
  5. Totalmente otimizado: o tema é feito na medida para o que o site precisa, então será extremamente leve e veloz.

Desvantagens

  1. Requer um investimento maior: enquanto um tema pronto pode custar, em média, 50 dólares (ou até mesmo ser grátis), um tema feito sob encomenda pode adicionar até dois zeros nessa média que citei.
  2. Leva um tempinho para ficar pronto: dependendo do briefing do projeto, o tema poderá levar algumas semanas ou até meses para ficar pronto.
  3. Manutenção paga: alguns temas prontos cobram uma taxa anual para continuarem recebendo atualizações, é verdade. Por outro lado, ao encomendar um tema para WordPress, você deverá pagar toda vez que precisar de suporte ou manutenção. Se precisar, claro.
  4. Customizações limitadas: o tema é feito do zero de acordo com o que foi definido na proposta aprovada. Então, as personalizações em geral ficarão limitadas justamente ao que foi acordado.
  5. Sobrinhos: por fim, ao contratar um profissional você pode ter o azar de acabar lidando com um “sobrinho”. Então, dores de cabeça como atrasos (ou sumiços), plágios e serviços mal feitos podem ser frequentes.

Como encomendar?

Em uma busca rápida no Google você encontrará profissionais e agências que trabalham com a criação de sites em WordPress.

Utilize termos como “programador WordPress”, ou troque a palavra “programador” por “desenvolvedor”, “especialista” etc. Analise o portfolio do profissional ou agência, procure por depoimentos reais e analise seus trabalhos em ferramentas como o Google PageSpeed Insights, por exemplo.

Ou então, mais fácil: você pode dar uma olhadinha no meu trabalho.

Comparação entre temas: multi-propósito vs feito do zero

Antes de mais nada, se você já leu outros posts por aqui, certamente já viu o exemplo que vou citar agora. Sim, de novo: Macroplan.

Aliás, esse é o melhor exemplo para esse tipo de post porque mostra uma comparação definitiva entre tema pronto e feito do zero, porque o visual foi mantido.

O site da empresa utilizava um tema pronto chamado Choros, que era dependente de plugins como WPBakery Page Builder e Slider Revolution para funcionar.

Portanto, não era de se estranhar que as notas no Google Lighthouse fossem um desastre:

printscreen do google lighthouse
Análise do site com tema pronto (página inicial e uma página interna)

A necessidade do cliente, inclusive, era justamente otimizar o site. Mas depois de uma auditoria no projeto, tive que ser sincero: seria preciso refazer toda a programação do tema, porque simplesmente não dava pra salvar nada.

O tema pronto

Explico: o Chorus é um tema multipurpose, que pode servir para qualquer nicho e fim. Por exemplo, você pode usar um tema multi-propósito para criar um site completo, uma loja virtual ou apenas um blog.

Além disso, o tema vai servir tanto para uma empresa do segmento de tecnologia quanto para uma influencer de moda.

Em suma, um tema multi-propósito é desenvolvido para que qualquer um possa utilizá-lo como quiser. E para isso, o template deve ter um grande número de ferramentas de personalização, além de opções em geral. Justamente para atender todos os tipos de necessidades.

Assim sendo, o resultado final é um site cheio de recursos que mesmo que não estejam sendo utilizados irão ser carregados nas páginas, tornando o site lento e pesado.

E isso não é exclusividade desse tema. Todos os temas prontos, especialmente os multipurpose, são assim.

Na minha análise, o site da empresa estava utilizando em média 1/5 dos recursos que o tema inseria em todas as páginas. Então, quando refiz o tema com um código 100% novo, o resultado foi…

O tema com código novo

printscreen do google lighthouse
Análise do site com tema feito “do zero” (página inicial e uma página interna)

Repare a diferença gritante nos números. É a diferença entre um tema pronto, cheio de recursos que não eram utilizados (mas carregavam mesmo assim), e um tema feito “sob medida”.

E lembre-se de que estamos falando basicamente do mesmo tema, porque o visual foi mantido.

Como escolher a melhor opção de tema para WordPress?

Conforme os prós, contras e exemplos dados por aqui, criei uma tabelinha com alguns exemplos de o que é mais indicado para alguns tipos de necessidade.

Ou seja, criei alguns cenários comuns na hora de iniciar a criação de um tema. Mas se você tiver alguma dúvida que não está nessa tabela, deixe um comentário para que eu possa te ajudar!

CenárioTema pronto grátisTema pronto pagoTema exclusivo
Não tenho dinheiro para investir (ponto final)
Meu projeto não visa lucros, mas posso investir um pouco✓*
Tenho pouco dinheiro e o projeto visa lucros✓*
Posso investir e preciso de algo básico (site institucional, por exemplo)✓*
Preciso de algo personalizado e posso investir✓**
Preciso de orientação de um profissional✓**
O site deve ser exclusivo, destacando-se da concorrência
Quero um site otimizado de verdade para o Google
O site deve seguir a identidade visual da empresa ou produto
Necessito do serviço completo (identidade visual e site)
*Peça auxílio de um profissional
**Pode acabar sendo algo provisório

Por fim, reforço que tudo vai depender do seu tipo de demanda. Os exemplos acima são bem genéricos, mas certamente podem te ajudar na hora de tomar uma decisão.

Créditos das imagens: Freepik e sites citados.

Revisão

E aí, já decidiu qual tipo de tema é o melhor para seu projeto? Qualquer coisa, tire suas dúvidas!

Vale a pena comprar um tema pronto para WordPress?

Depende. Se você não tem muita verba para investir, por exemplo, um tema pronto pode ser uma boa opção. Mas se você pretende ter um site mais profissional, com identidade visual, otimização para o Google e que se destaque perante a concorrência, um template pronto não irá trazer resultados tão bons assim.

Posso usar um tema WordPress em quantos sites?

Depende da licença de uso especificada no ato da aquisição do tema. Enquanto alguns oferecem uma licença por site, outros oferecem pacotes para mais de um site.
No caso de um tema exclusivo, feito sob encomenda, também depende de o que foi acordado em contrato. Quando desenvolvo temas para meus clientes, por exemplo, não coloco nenhum limite de uso.

Quanto custa um tema para WordPress?

Há três opções: temas grátis, que podem ser baixados diretamente no repositório do WordPress; temas prontos pagos, que podem ser comprados em sites como o ThemeForest por, em média, 50 dólares; e temas feitos sob encomenda, que não têm uma média de valor (dois mil, cinco mil, quinze mil reais e por aí vai).

A cópia dos conteúdos e trabalhos deste site não é permitida. Saiba mais clicando aqui!

Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

Como posso te ajudar hoje?

Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

Fale comigo

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

WordPress vale a pena? Quanto custa?

Na dúvida sobre qual CMS ou framework utilizar? Veja prós, contras, preços e comparações, e então entenda se o WordPress vale a pena para o que você precisa!

Como criar um índice no WordPress

Quer deixar seus conteúdos mais organizados e ainda ter benefícios de SEO e UX? Saiba como criar um índice no WordPress!

Como ter um site grátis da melhor maneira possível

Quer criar um site grátis? Conheça os prós e contras para não se iludir. Veja também dicas das melhores formas de ter um site sem gastar nada (ou gastando pouco).

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento